The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O Zygmunt Líquido

Resultado de imagem para zygmunt bauman amor liquido
Estava vendo um vídeo do Zygmunt Bauman, que faleceu há poucos dias Ele que nasceu na Polônia e há muito tempo vivia na Inglaterra. Algo me chamou a atenção. Aos 91 anos ainda falava com carregado acento da sua língua de origem. Quando penso que meu inglês não é bom talvez eu devesse me lembrar dele. ok, não me chama Zigmunda, mas vá lá há pessoas que dão demasiada atenção a perfeição da pronúncia. Se suas relações e trabalho demandam tal perfeição, ok, mas se não demandam melhor falar com sotaque que  não falar. Talvez esse tenha sido o raciocínio do Bauman. talvez não. Há de fato uma dificuldade fonética para quem tem como LM alguns idiomas. Não há certos fonemas naqueles idiomas. Pode-se treinar para imitar esses fonemas inexistentes na nossa LM, isso depende do interesse de cada um.

LM= Língua mãe.

Nenhum comentário: