The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 31 de dezembro de 2016

Aquela Retrô: Um Ano para jamais esquecer

A despeito de tudo o que aconteceu este ano no Brasil só posso dizer que nada será como antes. E eu bem que gostaria de ser mais ativa em questões sociais. Pertencer a algum coletivo, a algum grupo de resistência a tudo de injusto que tem acontecido no meu país. É certo que tudo passará, que um dia nos recuperaremos e recuperaremos nosso pais para todos e não para os espertos, os corruptos, os de má fé, mas para aqueles que o merecem de verdade. Que nossa vontade de mudar e transformar não esmoreça e que ela seja local e não se projete muito longe. Lancemos a semente perto dos nossos pés porque perto podemos vê-las crescer e cuidar delas.

O mundo é muito longe para podermos alcançar com nossas mãos físicas mas podemos alcanças com nossos dedos em teclados para fazer chagar a quem possa interessar nossa indignação e denuncias.
Se o governo nos nega o que nos pertence podemos negar a ele nossos impostos, quem sabe asfixiando a máquina ela quebre e alguém muito mais sensato resolva consertar o que se desconsertou para privilegiar os já sempre privilegiados no poder. Quem lhes deu poder deveria saber lhes tirar o poder e do poder.

O que seriam os bancos sem quem lhes dá de comer? Comida de banco é dinheiro. Tiremos o seu ganha pão e o que acontece? 

Os bancos enfraquecem, mas o governo também pois pega nosso dinheiro barato para dar para investidores pagando-lhes juros altos. Nós pequenos e médios poupadores sustentamos alguns poucos preguiçosos, os chupins do investimento. Lhes damos o nosso suor e esforço na boca para que fiquem em casa batendo panelas as nossas custas. Pedindo a volta da escravidão domiciliar, da ditadura militar, da instituição indiana das castas. "Pobres devem ser pobres porque nasceram pobres." Se os indianos estão bem vivendo assim, eles que se virem com seus costumes, mas aqui não é a Índia.

A igualdade de direitos, ainda que por pouco tempo e para poucas pessoas nos mostrou quantos talentos e qualidades de gente estavam impedidos de conquistar um lugar ao sol. Somente alguém muito mesquinho, preguiçoso ou incapaz pode desmerecer a ascensão de alguém com capacidade de mudar o espaço a sua volta. Investir em capital humano é vital para qualquer país que queira ser forte e eficaz. Investir em rentistas traz quais vantagens a um pais? 

A tônica desse desmonte do Estado de Direito foi tirar de todos,os direitos, para dar para alguns que já tem demais e poderiam perfeitamente se virar com o que tem. Certa pessoas não passarão fome, seus filhos poderão estudar nas melhores escolas e universidades do mundo. Jamais ficarão sem recursos para nada e não precisarão se preocupar em se aposentar. Por que então precisam de mais e mais lucro? Pessoas assim fazem mais mal do que bem a seu país e são uma vergonha e não um exemplo. Ah, mas eles ajudam muita gente. Eles ou os patrocinadores? Nada contra, apenas um exemplo.

Vamos nos informar mais e melhor. Vi tanta gente falando tanta bobagem fruto de boatos, de publicações tendenciosas ou francamente partidárias. Sempre repito que jornais, tvs e revistas convencionais não são confiáveis quando se trata de informar. O jornalismo ali nunca existiu e sim os interesses do patrão.  Se vc. não pode se informar adequadamente melhor não ver programas de "jornalismo" na TV ou no rádio e não ler publicações desse seguimento. Se vc. se baseia em convicções para decidir sobre certo ou errado vc. pode estar mais errado que certo.

Lamentei que meu pais tenha perdido o status do  pais mais legal do mundo. É quando se viaja por ai que se percebe ou percebia-se como as pessoas tinham o Brasil em boa consideração. Já foi difícil ser brasileira no exterior. Já foi fácil e agora deve ter voltado a ser difícil. Perdemos uma Copa de forma humilhante, mas perdemos um pais de forma muito mais vergonhosa por que lá no campo eram  22 pernas sem ação e aqui são milhões de pernas e mãos cruzadas e alienadas que nada ou pouco fizeram para barrar a ascensão de ladrões ao poder. Alguns poucos que nos saquearam e saqueiam cotidianamente. Somos muitos e pior, somos acomodados. Nossa passividade nos custará caro. Se os eventos que passamos e ainda passaremos acontecem é porque permitimos ao preferir ficar confortavelmente em casa vendo-os pela TV. Se nos envolvermos, julgando que tais eventos não nos afetam e não nos afetarão porque vá lá já não precisamos mais de estudo porque já nos formamos, não precisamos de SUS porque temos planos de saúde ou uma boa condição financeira, não precisamos de INSS porque já nos aposentamos ou temos planos privados. Enfim não precisamos do governo e que se dane os que precisam. Nossas panelas estarão sempre cheias.

A vida de muita gente pode ficar muito precária como sempre foi, mas a vida de gente que não fez um pé de meia ou que gastou a sua poupança por necessidades reais estará vulnerável.

O que é certo é que aqueles que não tem medo do trabalho seguirão em frente os demais sairão do país ou e os que não tiverem nenhuma opção habitarão as ruas e dependerão de nossa ajuda para sobrevier. Se antes ajudávamos pagando impostos, podemos ajudar diretamente, estendendo a mão a quem precisa,.

Que a generosidade nos guie e nos nutra nesses anos de provação. Que não esqueçamos que apesar dos enganos, sempre haverá oportunidades para rever nossas ações e melhorar.




Nenhum comentário: