The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Quando um livro abre portas para outros livros

Por que fui ler aquele livro da Sônia Bridi sobre a China (Laowai). Agora só vejo China na minha frente. Qualquer livro me atrai. Até o Livro Vermelho de Mao me interessou. Maledeta Bridi que abriu essa porta ou janelas. Ainda não entendi o por quê. O que quer me mostrar, não sei.

Por muito tempo tentei aprender japonês, não fluiu. Coreano, menos ainda.
Mas mandarim parece ser meu idioma de outras vidas. 
Certa vez alguém me disse que eu já havia vivido na região que um dia se chamou indochina. 
Sendo assim eu deveria me interessar por hindi ou tibetano?

O fato é que as histórias sobre a China são sempre as mesmas e depois de ler alguns livros vc. logo se cansa. As mesmas mazelas, desgraças. Quem não tem uma história dos tempos da revolução comunista e maoísta para contar? E o modos operandi dos chineses, um dos ´povos mais corruptos do mundo. Sim, perto dos chineses, os brasileiros seriam considerados santos. Mas deixemos os clichês de lado. Eu nunca estive na China e não posso me basear só em relatos ainda que sejam de jornalistas locais. Gosto de ver com meus próprios olhos, mas uma viagem à China não está nos meus planos por enquanto. 

Resultado de imagem para china


Nenhum comentário: