The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Não Leia o Livro. Veja o Filme: Julie e Julia



Julia Child não gostou do blog que Julie fez testando suas receitas. Mas ela seguiu em frente escreveu o livro e aceitou adaptar a história para o cinema. O blog não está mais ativo, portanto não dá para saber a razão de Julia não ter gostado. O que se pode ler por ai é que a autora Julie Powell não teria agradado Julia Child por não parecer honesta. Ela deu a entender que queria chamar a atenção de editores pois queria publicar um livro. Para Julia, ela não era uma cozinheira. É fácil se apaixonar pelo personagem do filme. A verdadeira Julie Powell não conhecemos e jamais a conheceremos. Então, fica-se com a Julie do filme que é o que temos para hoje. Se a outra subiu nas tamancas e se tornou uma riquinha arrogante, como as amigas ricas que a esnobavam, pouco importa.

O livro não é tão interessante quanto o filme. Há muito blá-blá-blá desnecessário. A autora parece ser obcecada por sexo. Ela até parece ter talento para escrever mas não se aguenta em escrever tudo o que pensa e vai cuspindo coisas que soam rins. Ela não poupa ninguém. E isso é feio. Se Julia Child lesse o livro não passaria das primeiras páginas. Felizmente ela morreu antes.

O filme limpa todas aquelas excentricidades e maluquices da autora, como ter uma píton (cobra) de estimação. As visitas da família a N.Y, o apartamento sujo, o fato dela trabalhar numa empresa que cuida das famílias e do pós 11 de setembro, os comentários sobre o evento, e seus chefes e colegas, uma verdadeira lavação de roupa suja. Tive que usar a técnica de leitura dinâmica para ler só o que me interessava e passar os olhos no que era, para mim, falta de assunto. Ou como dizem no jargão editorial: encher linguiça. Quando se tem uma boa ideia, mas não se sabe como trabalhar com ela, então se inventa assuntos para preencher o espaço que falta. Enfim, você tem que escrever um livro de 400 páginas e sua história se resume em 20. A melhor solução é deixar a historia se escrever na sua mente por um tempo. Seria outra história, mais pensada, com mais pesquisa, e menos verborragia desnecessária. 

O vocabulário sujo também não ajuda. Como diria Julia Child: "Disgustin."
Melhor ficar só com o filme.

No fim do livro Powell diz que escreveu a Julia Child e que ela teria respondido. Mas não mostrou a carta ou email. Então tá. Infelizmente o filme ajudou a vender um livro ruim, O que acaba acontecendo com frequência. 






Nenhum comentário: