The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 27 de setembro de 2016

Uma experiencia atípica?

Nas peças de teatro que costumo ir geralmente há um equilíbrio na faixa etária da plateia. Alguns estudantes, alguns adultos e alguns idosos. Mas da última vez que fui a SP praticamente só havia idosos. E um tipo de idoso que costumo ver na Sala São Paulo. Mais VIP ou que parece como tal, que gosta de ostentar, tomar espumante, desfilar plumas, paetês e smoking. Não sei se foi um fato isolado, porque a Sala SP estava fechada devido a greve dos funcionários, ou se é uma tendencia que se confirmará. Preciso voltar a SP para saber.

Resultado de imagem para teatro plateia

O fato é que esse pessoal te olha de cima a baixo com quem diz: "O que essa pessoa de jeans e camiseta está fazendo entre nós, os imortais de Sampa?" Eu nem ligo. Sorrio ou sigo lendo meu livro. E obviamente observando de soslaio, pois,  observar é oficio obrigatório do escritor. 

Chamou-me a atenção também a presença do espumante e do vinho nos cafés dos teatros. Já faz algum tempo que frequento e ainda não tinha visto, mas agora todos os lugares que fui tinha, pelo menos o espumante. Uma taça 32,00. Algo como meia garrafa de um Chandon? Aquela pessoa que paga meia entrada e gasta três vezes mais no café do teatro me parece que poderia pagar a entrada inteira, não? Mas é idoso, tem direito. Que aproveite. 

Outro detalhe é que essa plateia vip acima dos 60 anos é ruidosa. Mal educada, pois não desligam o celular quando não atendem durante a peça. Conversam e comem durante o espetáculo. São pessoas que acham que porque chegaram até certa idade podem tudo. É o ápice da deseducação. Um mal exemplo simplório daqueles de quem se espera cortesia, simpatia, exemplo e vê-se o oposto. Fico a pensar com meus botões que não pretendo chegar a tal idade sendo assim.

Certamente, quem sempre foi educado, desde cedo, seguirá sendo educado para sempre. Esse tipo e educação não se esquece. Ou você tem ou não tem. Felizmente eu tenho.

Nenhum comentário: