The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 4 de setembro de 2016

Razões para não ir a Bienal dos Livro

Resultado de imagem para bienal do livro
Um dia pensava em ir a uma Bienal do livro de SP. Se não como escritora, mas pelo menos como visitante. Todavia o conceito da Bienal da Livro é totalmente errado. Por quê? Simplesmente porque ela é cara para o visitante. Cobra entrada, hoje 25,00. Comer nesses lugares também é caro. Se for de veiculo terá que pagar estacionamento, 40,00. Mesmo indo de transporte (às vezes tem ônibus de graça), mas se você for com outro põe isso na conta.

Na soma final as pessoas gastarão em tudo em volta para chegar à feira, menos nos livros. É uma feira de livros ou um negócio que só usa os livros como isca para ganhar nas beiradas mais do que os expositores ganham no miolo. Bienal não deveria ser feira. Não sei como as editoras e os expositores compactuam com esse modelo. Talvez recebam algum subsidio. Vendam ou não livros, levam o seu quinhão. Então é tudo uma farsa? Boa pergunta Batman. Ou seria o Robin?

Para mim não faz sentido gastar uma grana que eu poderia comprar alguns livros só para passear numa feira de livros e não comprar nenhum livro. Se a pessoa foi lá para ver algum escritor, pegar autógrafos...ouvir palestras, vá lá. Ainda assim teria que avaliar se vale apena a empreitada, pois ir sozinha tem um custo enorme. Ir com a família de quatro impactaria mais ainda o passeio.

É claro que muita gente tem direito a meia entrada e isso facilita, mas quem não tem fica meio excluído. Não só da Bienal como de todos os eventos de cultura.

Esperando uma Bienal do Livro que seja livre como a Bienal de Arte. Aliás, porque não fazer a bienal num lugar público? Por que não no Ibira, É um espaço enorme e bem mais acessível. Negócios, negócios, alguém dirá.



2 comentários:

zamprogno disse...

Bem, só pra contribuir com meu relato pessoal. Eu fui no último dia. Gastei R$ 3,80 de metrô de casa até a Estação Tietê. De lá, transporte gratuito até o Anhembi, onde acontece a Bienal. Entrei com carteirinha do SESC, que deu acesso gratuito, não meia entrada, mas gratuita. Fui com amigos, que não tinham carteirinha do SESC, mas compraram o pacote de 5 ingressos, o que deu direito a pagar meia entrada. Não comemos nada lá dentro. Gastei R$ 100 em livros, todos para minha sobrinha. Cerca de 13 h pegamos o ônibus gratuito de volta para o metrô e fomos almoçar na Liberdade.

Jeane Dalbo disse...

Interessante Eson, mas eu não tenho carteirinha nem direito a meia entrada. Só me restaria arranjar 4 amigos :-)