The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 17 de setembro de 2016

Livro:Laowai

Laowai-estrangeiro

Livro que relata o tempo que Sônia Bridi, marido Paulo Zero e o filho moraram na China. As muitas vivencias. As viagens para países vizinhos.

Sônia não tem papas na língua. O que é elogiável ela elogia. O que é criticável ela critica. Não sem compreender o choque cultural que  por o pé na China causará a qualquer ocidental. 

Os chineses são numerosos e tem dificuldades do tamanho do seu território e da sua população. Ela reconhece os esforços para mudar, mas percebe que essas mudanças não são para todos. Alguns enriquecem muito, outros trabalham muito. Alguns enriquecem antes, outros talvez tenham que esperar décadas para melhorar de vida. A vida é sempre muito difícil para quem sai da sua província para trabalhar deixando os filhos com os avós ou em internatos. 

Além disso há muitos chineses que, como em qualquer lugar do mundo, tentam e muitas vezes conseguem explorar os laowais cobrando beemm mais caro, passando-lhes a perna, ou enganando-os. Todo tipo de trapaça possível será tentada com estrangeiros. Isso não se resume aos chineses do povo. Pode ser alguém muito instruído, um funcionário público, qualquer um. É claro que eles são ávidos por dinheiro, porque lhes custa ganhar e ganha-se, em muitos casos, pouco. Mas certamente há chineses que agem corretamente. 

Caso vc. não lembre, muitos dos relatos do livro tornaram-se reportagens da Sônia para o Fantástico ou Globo Repórter. Podem ser revistas. Eu lembrei de algumas. Especialmente aquela entrevista com Dalai Lama e a reportagem com as senhoras que mutilavam os pés para ficarem pequenos, pois assim conseguiam os melhores casamentos.

Me diverti muito com as situações descritas. na maior parte do livro eu passei as gargalhadas. 
Acho que se Sônia falasse chinês fluentemente passaria a maior parte do tempo xingando os chineses.
Principalmente os do partido.


Nenhum comentário: