The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 28 de julho de 2016

Flip 2016: Encontro com Svetlana Aleksievitch

Resultado de imagem para svetlana aleksiévitch
Mesa 16. Esse foi um dos encontros mais esperados, já que Svetlana é a ganhadora mais recente do Nobel de Literatura, 2015. Não é fácil conseguir trazer um nobel na feira mas quando eles ou elas vem é certo que haverá muitas pessoas querendo ouvi-los. Pode ser decepcionante, como foi com J.M. Coetzee, avesso a exposição pública, ele leu apenas um trecho de seu livro e nada mais.


Mas, Svetlana tem sua causa e não se furtou a responder nenhuma pergunta. A conversa ou entrevista foi feita em português e respondida em russo.

Havia fones para quem não entendesse russo. Mas devido a grande procura do lado de fora do auditório, a tradução foi liberada para fora, e quem estava dentro ouviu no fone. Acho o russo um idioma muito bonito e ouvi com um ouvido o que ela falava e com outro a tradutora. Os autógrafos também foram em russo. Para o povo que entrou na fila imensa deve um pouco decepcionante. Mas não se avexe, o autógrafo é padrão do tipo: Para João de Svetlana...

Resultado de imagem para svetlana aleksiévitch

Svetlana criticou governantes do passado e do presente. Não poupou Putin por tomar de volta a Crimeia e bagunçar a Ucrânia. Disse que um clérico russo deu uma entrevista recente falando que os russos só sabem viver em estado de guerra e que depois de 60 anos de paz é hora de voltar para a guerra. Os russos são assim, amam a guerra. Disse que os jovens se perderam no consumismo e esqueceram as conquistas da Perestróika, movimento de abertura promovido por Gorbachev. Enfim, criticou os lideres por se importarem muito pouco com pessoas e mais com o dinheiro. Típico, lá como cá.

Falou dos seus momentos horríveis como correspondente de guerra. Disse que não quer mais ver gente morta. Não tem mais estomago para isso.

Resultado de imagem para svetlana aleksiévitch


Nenhum comentário: