The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 28 de julho de 2016

Ebook:A Teus Pés

Resultado de imagem para ana c

Li com muita curiosidade esse livro. Ele contém alguns poemas. Cartas e diário inventados. Sim, Ana C. inventava cartas e diários. As cartas e diários de verdade, estes estão sob a guarda de um amigo a quem confiou seu espólio literário. Sabe-se lá quando serão publicadas e se serão. Não deve ter coisa boa aos ouvidos dos vivos, por isso espera-se a morte de quem ela citou. Não achei nada extraordinário. Uma poesia bem simples, mesclada com o cotidiano, citações de autores, lugares e marcas. Algo me remete à Angelica Freitas. Que admitiu em poema sob encomenda à homenageada da Flip desse ano, ser uma das viúvas da poeta. E também ter sido inspirada por ela.


Abaixo, alguns poemas e textos de Ana C.
Noite de Natal.

Estou bonita que é um desperdício.
Não sinto nada
Não sinto nada, mamãe
Esqueci
Menti de dia
Antigamente eu sabia escrever
Hoje beijo os pacientes na entrada e na saída
com desvelo técnico.
Freud e eu brigamos muito.
Irene no céu desmente: deixou de
trepar aos 45 anos
Entretanto sou moça
estreando um bico fino que anda feio,
pisa mais que deve,
me leva indesejável pra perto das
botas pretas
pudera
Cabeceira
Intratável.Não quero mais pôr poemas no papelnem dar a conhecer minha ternura.Faço ar de dura,muito sóbria e dura,não pergunto“da sombra daquele beijoque farei?”É inútilficar à escutaou manobrar a lupada adivinhaçãoDito istoo livro de cabeceira cai no chão.Tua mão que deslizadistraidamente?sobre a minha mão
Esse feito por Angelica Freitas dedicado a:
ANA C.

ana c. me salvou de ser técnica em eletrônica
aos dezesseis
quando entrou de vermelho
em minha vida
e me deixou
aos seus pés
eu não tive escolha
foi um baita clarão
soco na goela seguido
de cisco no olho
quem é ela
o que é isto
quem sou eu
em 1989 a gente não tinha google
as bibliotecas eram enxames
pré-vestibulares
saber de ana c. e em seguida
de seu suicídio
fez de mim uma das mais jovens
viúvas de ana c.
eu me perguntava
mas por quê por quê por quê
você foi se matar
como se uma guria toda errada
míope descabelada
no fim do fundo do país
fosse fazer qualquer diferença
em sua vida ou anseio de continuidade
mas foi assim que aconteceu em 89
e eu larguei os estudos de eletrônica
porque até ana c. eu não sabia que se podia
escrever assim e eu queria escrever
também larguei por outros motivos
que não vêm ao caso aqui
e o que preciso dizer é
até hoje nós viúvas jovens e nem tanto de ana c.
sóbrias ou já meio loucas estamos procurando
uma noite de amor nas linhas de seus poemas
rezando para que saia enfim a tal biografia
que nos conte o que mais houve
para darmos visões novas ao nosso amor
e novos cenários para o nosso tesão
torcendo para saber que outras bocas ela beijava
porque afinal são sempre as nossas
e afinal são as nossas mãos que ela pega
até hoje quando escrevemos um verso, pelo amor -

Angélica Freitas é poeta. 
Seu livro "Rilke Shake" ganhou o prêmio Best Translated Book Award da Universidade de 
Roshester. (Publicado na Revista Serafina)

Nenhum comentário: