The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Flip 2016-Breviário Brasil

Todas as mesas (debates) estão no YT, só vou comentar as que vi.
Mesa 7-Breviário Brasil- Benjamin Moser e Kenneth Maxwell

Foto:Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Dois apaixonados pelo Brasil. Um americano e outro inglês. Ambos escreveram e ainda escrevem sobre o Brasil. Moser ficou conhecido pela biografia de Clarice Lispector e Maxwell pelo estudo sobre Tiradentes. Ambos são historiadores de formação. Kennet é colunista do O Globo e já escreveu para a Folha.

E é claro que as comparações entre o Brasil de Tiradentes e o Brasil atual foram o tema do debate.

A mediadora cita Capistrano de Abreu que comparava o Brasil ao jaburu, uma ave triste.

Moser diz que o Brasil é país mais triste do que parece. Diz ainda que o brasileiro fala uma coisa com o corpo e outra com as palavras. E agora que o jaburu voltou a tristeza está maior.

Sobre seu mais recente trabalho Autoimperialismo (ensaios), o mais vendido na feira de livros da Flip, ele comenta a autodestruição do passado, da arquitetura do Rio, de Brasília, de como o Rio abriu espaço para acomodar as obras das Olimpíadas. Sobre as Olimpíadas ele diz" A Grécia gastou milhões e depois ficaram com uma divida enorme e o mesmo será aqui no Brasil."

Sobre a imigração ele disse que o Brasil não deveria ter importando gente de fora para ficar mais branco.

Sobre Brasília Moser diz que foi escolhida como capital para isolar os políticos de ataques do povo. No Rio eles estavam muito vulneráveis. Era muito fácil invadir o Palácio do Catete. Já o Palacio do Planalto não é tão fácil assim. A ideia foi isolar o politico do povo. As pessoas que lá foram protestar ficaram bem longe do poder. Ele diz que esse isolamento o incomoda.

Kennet disse que o Brasil está no fim de um ciclo que começou na ditadura de 64. Ele fala ainda dos silêncios na história do Brasil. Que em qualquer outro país os ditadores foram presos, mas no Brasil ninguém foi punido nem preso. Isso para ele é chocante.

Sobre a corrupção Moser diz que ela é pior nos Estados Unidos ela só não é percebida, mas que lá tem muito mais para roubar e é sistêmica não só de políticos. Ainda acrescenta que os Clintons estão envolvidos em corrupção. Eles são barões.

"O Brasil é o que é pelos processos históricos. E não dizer que tudo deu certo porque Gilberto Freire gostava de mulatas. Olhando para o passado a gente pode tomar outras decisões no futuro de forma a melhorar.

Kennet finaliza dizendo que o Brasil não acabou. O Brasil vai prosseguir.



Nenhum comentário: