The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 18 de abril de 2015

Como Doar Medula em Chapecó

Hemosc
Rua: São Leopoldo, 391D- Bairro Esplanada- Próximo ao Hospital Regional- No terminal há ônibus que vai até lá.
Também é possível solicitar transporte na secretária de saúde da sua cidade. Sempre há carros que levam pessoas para consulta em Chapecó então pode-se ir com eles.

Fone: 49-37006400
Seg-Sex: 7:00-18:00

Pessoas saudáveis de 18- 60 anos podem doar.

No mesmo local também é possível doar sangue. Já plaquetas e hemácias que podem ser usadas em pacientes com câncer entre outros eles não coletam em Chapecó.

A doação de medula não acontece de imediato. Doa-se 5ml de sangue com o qual será feito um registro no banco de medula. Quando um paciente precisar o doador será alertado para fazer novos exames e se confirmada a compatibilidade uma punção que efetiva a doação da medula óssea é feita.
Será necessário deslocar-se ao centro mais próximo: Curitiba, São Paulo ou RJ. Todo o processo é pago pelo SUS.

Manter seu cadastro atualizado é fundamental para que a doação seja eficiente. Pois não adiante haver alguém compatível com sua medula e vc. não ser encontrado porque mudou de telefone, ou de email. Achar um doar compatível é mais difícil que ganhar na mega sena, portanto não adiante alguém achar medula compatível se o doador cadastrado não puder ser encontrado. Da mesma forma não adianta procurar um doador se ele não estiver no banco de medula. A medula compatível existe, mas em geral não está registrada.

Fôlder que recebi quando fui doar:








Nenhum comentário: