The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Vinho: Esporão Alandra


Daqui a pouco estarei nas terras lusitanas e podei provar amostras dos vinhos de lá. Por isso deixei para provar vinhos portugueses in loco. Mas esse estava com bom preço e não resisti. Composto pelas uvas: Moreto, Castelão e Trincadeira. Vinho alentejano região pela qual não passarei na minha caminhada à Santiago. Mas poderei provar taças no caminho. A vinícola Herdade do Esporão é jovem e produz vinhos de consumo imediato. Mas certamente tem outros mais estruturados e melhores que este que é um vinho do dia-a-dia.  

Abrimos no dia dos pais e foi rápido. Aqui as pessoas bebem vinho como se fosse água. Um costume que tem a ver com o fato de se beber mais vinho de mesa (vinho de garrafão). Ai aquele tempo do vinho se abrir na taça não rola. Mas eu percebi que o vinho ganhou mais aroma depois de um tempo na taça. As pessoas primeiro comem e só bebem o vinho quando terminam de comer. Elas não intercalam comida com goles de vinho. 

O vinho de garrafão é feito com uvas que são produzidas mais para consumo em natura, como fruta. É um costume antigo e talvez por falta de uvas só para fazer vinho. Então por muito tempo no sul do Brasil só se consumiu esse tipo de vinho. Agora que já temos produção de vinhos com uvas para fazer vinho as pessoas não gostam porque seu paladar foi acostumado por outros métodos.  Provavelmente novas gerações venham a consumir vinho de outro jeito, mas os antigos continuarão a consumir o que já conhecem.

E por enquanto dou um tempo nos vinhos.

Nenhum comentário: