The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Vinho: Bordeaux

Os vinhos de denominação controlado da região de Bordeaux são feitos com três tipos base de uva: Merlot, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. A proporção entre elas é decidida pelo enólogo no momento da preparação. O que dá à um Bordeaux uma melhor ou pior qualidade é essa escolha entre qual dessas uvas será predominante. E sobre tudo o corte. Primeiro e segundo corte de prensagem produzem os melhores sucos e portanto vinhos de melhor qualidade. São os chamados cuvée para o champanhe ou espumantes e os primeiro-segundo cru para os vinhos tranquilos.

Esse Bordeaux da Yvecourt que tem C.S como uva predominante não é um grand cru nem cru. É um vinho regular e não me agradou muito. Tem aroma amanteigado e de frutas vermelhas. Boa acidez. 12,5 % de álcool. Não é ruim e também não é caro, mas temos bons C.S no Brasil por preço mais interessante. Ou seja, não basta por o nome Bordeaux no rótulo,
Sugiro dar uma aerada no conteúdo passando para outra garrafa e deixando uma hora aberta. Melhora bastante. Também senti gosto amadeirado.

Alguns vinhos tintos tem aroma amanteigado devido a bactérias lácteas que se formam durante o processo de fermentação. Nunca esqueço desse aroma desde que o senti num Rioja que tomei na Espanha.

Nenhum comentário: