The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 10 de junho de 2014

Filmes: Philomena & Steve Jobs


Eu tinha planejado ver esse filme durante os jogos da Copa seguindo uma tradição de Copas passadas. pelo menos nas primeiras fases que são chatas. Mas não aguentei esperar e vi logo Philomena. Lançado em 2013. Direção de Stephen Frears.
O filme discute a adoção forçada imposta pelo governo da Irlanda de crianças de mães solteiras. Para proteger a cultura católica fez-se esse arranjo de tirar das mães seus filhos e enviá-los para bem longe. O filme é baseado na história real de uma dessas mães. Ela, depois do sucesso do filme até foi recebida pelo Papa. Criou uma instituição que luta para que o governo abra os arquivos e permita que essas mães reencontrem seus filhos. 



Depois foi ver Steve Jobs, O Filme. Sei que muitos idolatram o cara, enquanto outros o acham um mero capitalista sórdido. O filme não poupa esse lado ruim do Steve. Até diz que ele era seu maior inimigo. Não glamuriza sua imagem. Mostra sua obsessão por trabalhar e por perfeição a ponto de rejeitar a filha que estava por nascer. Mostra a solidão e o abandono daqueles que eram seus amigos e parceiros e que lhe ajudaram a chegar lá.
Talvez caia bem como um filme motivacional para exibir nas empresas. Algo na linha auto-ajuda. Não deixa de ser interessante.

Nenhum comentário: