The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 17 de junho de 2014

Filme e Copa: Emma

Depois de ver o filme O clube de Leitoras de Jane Austen decidi ver os filmes relacionados a seus livros.
Começo com Emma. Tem outro filme para Emma com Gwyneth Poutrow e a versão com Kate Beckinsale. Também tem uma série feita pela BBC. Foi essa última que vi.

Emma é aquela garota experta que quer ajudar todas as suas amiguinhas a se arranjarem com os bons partidos que conhece. Ela não é uma típica casamenteira, até porque esse papel é reservado as tias solteironas. Apenas uma bem intencionada amiga que aailia os outros pelo seu viés e não percebe o que os outros sentem de fato. Então é comum ela se equivocar e magoar os outros. Mas no fim, ela se corrige e deixa cada um seguir seu curso. Tudo dá certo, até mesmo para ela.

O tema casamento nos romances de Jane Austen estará sempre presente pois era o que interessava as famílias e as meninas:casar. E qual o melhor lugar para o flerte senão um baile ou um passeio até uma colina.
Não havia muito o que fazer no que diz respeito ao gênero feminino: estudar piano, canto, ler, escrever cartas, passear, ir à bailes. Quem podia ir à Londres era já um grande avanço. Frequentar a capital. Meninas ricas cansado-se com moços ou senhores ricos. Pelo menos em Emma é assim. em outros romances a garota sem posses até aparece, mas há impedimentos óbvios a sua ascensão social. Ela não pertence ao clube. O amor é valorizado pela autora. ela parece ensinar às moças de seu tempo que um casamento sem amor seria suportável, mas também seria um tédio e talvez trouxesse sua dose de sofrimento.

Nenhum comentário: