The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 28 de junho de 2014

Filme e Copa: A Abadia de Northanger

Esse foi o primeiro livro escrito por Jane Austen e só publicado depois da sua morte. Era uma imitação das histórias de terror muito na moda na sua adolescência. Portanto muitas vezes referido como um romance de terror. 
Embora não tenha nada de terror. A não ser os sonhos que a protagonista, leitora de Ann Radcliffe, costuma ter.

Como acontece em outras histórias Catherine Morland (veja o sobrenome gótico) é a filha mais velha de uma trupe de dez filhos e é resgatada por um casal de idosos: Mrs e Mr Allen que vivem em Bath, para que ela lhes faça companhia e possa ser introduzida à sociedade local já que está na idade de se  casar.

Ao ir a um baile ela conhece o pastor Henry Tilney com quem dança e é observada por John Thorpe, aquele tipo interesseiro e arrogante que quer casar com a moça rica apenas por capricho.

John fala para o pai de Henry, o general Tilney que Catherine será muito rica quando herdar a fortuna dos Allen a partir dai o general é todo galante com ela. Parecendo que irá desposá-la para azar do filho Henry.

Cathy conhece a irmã e o irmão de Henry, este flerta com Isabelle irmão de John Thorpe. A irmã de Henry convida Cathy para longas caminhadas no campo acompanhadas do irmão Henry até que o general Tilney convida Cathty para passar uns dias no castelo de Northenager (provavelmente alusão ao Castelo de Otranto de Walpole)

Quando o pai de Henry descobre que Cathy não é rica a expulsa de sua casa no meio da noite, mas ela pensa que ele a mandou embora por ela ter ido ao quarto da esposa falecida, onde era proibido ir.
Henry rompe com seu pai e se casa com Chaty.

Nenhum comentário: