The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pirandello põe e tira a máscara

Já li algumas peças e romances  de Luiggi Pirandello:

Romances:

L´Esclusa - A Escluída
Il Fu Mattia Pascal
Uno, Nussuno e Centomilla

Teatro:

Ma non è cosa seria
Tutto per bene
Così è se vi pare
I Giganti della Montagna
Sei Personaggi in Circa d`autore
Enrico V



Assim é (se lhe parece) estava em cartaz não foi difícil escolher por ver essa peça. Fazia tempo que queria ver alguma peça de Pirandello em cena. ler peças é ótimo, mas vê-las no palco é bem melhor.

Pretendia ler o texto antes mas não achei para baixar e até chagar não deu tempo. Agora leio tentando lembrar do que vi.

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas,141
Metro- Ana Rosa
Saída pela rua Joaquim da Távora à direita caminhe até a rua Humberto I, à direita siga até o final da rua sem saída e vire a esquerda. Fica do lado de um shopping.

O enredo trata de dúvidas a respeito de uma nova família que mudou-se para a cidade. Um casal e a mãe da moça. A mãe vive em um apartamento sozinha e o casal em uma casa isolada. A esposa nunca aparece e a mãe só pode ter contato com a filha a distância ou por bilhetes. O genro perdeu todos os parentes num terremoto. Ele também acredita que a esposa morreu e por um arranjo da sogra casando-se com outra, que seria a própria esposa que não morreu. Todos mantém uma farsa para o bem de cada um. A mãe finge aceitar que a filha morreu para poupar o genro, mas diz que aquela que está ai é sua filha. O genro diz que a esposa é outra, mas que a obriga a fingir ser a filha que morreu para poupar a sogra do sofrimento. A filha-esposa faz-se passar pela filha e pela nova esposa para poupar a mãe e o marido do sofrimento. Enfim são todos loucos e mascarados. Mas o bem estar da cada um depende desses arranjos que os vizinhos não entendem e tentam desvendar qual o mistério na tentativa de desmascarar quem estiver mentindo.


Nenhum comentário: