The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 13 de maio de 2014

Mudanças levam ao crescimento

Mudanças às vezes são dolorosas e chatas. Dá preguiça sair do lugar comum ou da zona de conforto. No caso do Karatê foram necessárias devida a ausência de incentivo público e da escassez de professores graduados na área. Agora não basta ser faixa preta ou terceiro dan para dar aulas. Precisa também ser formado em educação física e fazer especialização em artes marciais. Mas na prática o que acontece é que algum aluno mais graduado ou que tenha mais facilidade em dar aula o faça e depois algum sansei vem e faz os exames de faixa e entrega os certificados. Tem sido assim desde que ficamos sem o apoio da prefeitura. Tornou-se mais caro trocar de faixa e muitos tem reclamado. Mas não tem outro arranjo no momento. 

Nessas mudanças de professor improvisado ou colega mais graduado percebi a diferença entre aquele que ensina como um colega e não como um superior e ensina o que sabe de fato. Já o sansei não ligava muito para ensinar. Não parava e corrigia, não insistia em que se fizesse os movimentos do modo mais perfeito possível, distribuía faixas como se fossem biscoitos e por ai vai. Assim, ter outras experiências é muito bom para o crescimento de todos os aspectos da prática. 

Um sansei muito focado em ganhar a vida e fazer dinheiro não me interessa, mas é sua necessidade e opção. Não discuto. Se encontro um que está mais focado em outros aspectos da prática isso me faz ter mais vontade de ir adiante. 

Passo em breve para a faixa vermelha.
Poderia estar indo para a verde se não tivesse parado por um ano.
Já sei o kata até a verde.

Nenhum comentário: