The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 13 de maio de 2014

A Chave da Casa e as Vozes da Narrativa

 A Chave de Casa e a autora Tatiana Salém Levy
Decidi dar uma chance para autores "novos" de fato. Não autores novos na minha concepção por que ainda não os havia lido, mesmo que "novo" para mim fosse Plutarco, por exemplo.

Já havia encontrado com Tatiana Salém em um seminário em SP onde ouvi ela contar como escreveu esse livro. O enredo, o processo, etc. Mas só agora me deparei com uma cópia.

Tataiana é de origem judia e a história tem a ver com esse universo. É autobiográfico,como muitos livros de  estréia às vezes o são. É mais confortável escrever sobre o que já se sabe ou se tem na lembrança do que inventar um universo alheio ao nosso. Alguns críticos não gostam de histórias autobiográficas. Salinger passou a vida toda sendo criticado por só escrever sobre ele mesmo. Mas de alguma forma há que se começar e depois os demais livros devem ir por outros caminhos. 

O livro trata de uma chave deixada à neta pelo vó que veio da Turquia. Era a chave da casa dele. Um costume judeu: levar a chave da casa quando se mudavam ou quando foram retirados das suas casas pelos nazistas. Eles levavam a chave pois ela representava o desejo de voltar a sua terra natal e rever a velha casa.

Lembrei das muitas chaves que vi em Ouro Preto. Até chamei a cidade das chaves.

A protagonista que passa os dias na cama se recuperando de uma doença decide ir para Turquia em busca da casa do vô e se ela existir tentar abrir a porta com a chave trazida por ele ao Brasil. 

Até o desfecho, muitas reminiscencias,e  uma multidão de vozes aparecem na narrativa. 

Lembrou-me Valsa n. 6 de Nelson Rodrigues.

Nenhum comentário: