The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 18 de maio de 2014

Frisante ou Espumate?


Entre um frisante e um espumante, às vezes, prefiro o frisante. Talvez por ter menos álcool e menos bolhas que o champanhe ou prosecco, ou cava, pois estes D.O.C não lembro de ter provado. Quando morava em Floripa gostava de tomar mais vinho frisante. Quando se fala em frisante parece que só existe o Lambrusco, que é o mais acessível, mas não é o melhor. É como tomar um refri de vinho com álcool. E era isso que eu acabava tomando. Mas, o que precisa lembrar é que os frisantes doces são  para acompanhar sobremesas doces: bolos, pudins e afins, bem como os moscatel. Tem frizante seco também inclusive do afamado ou difamado Lambrusco. Na época eu não sabia disso e bebia frisante sem nenhum acompanhamento. Um bom frisante italiano que me lembro de ter provado foi o Frascatti e o Baccio della Luna. Tem também da Asti  que não são mais caros que os outros.




Dizem que o espumante harmoniza com tudo e se tiver que escolher entre banco, tinto, rosé o melhor seria escolher um espumante seco.

Lembrando que champanhe é um espumante também, mas só podemos chamar de champanhe aquele que for produzido na região de denominação ou seja a região francesa de Champangne e no método champenoise. Na Itália os espumantes que usam o método champenoise são chamados de prosecco.  e na Espanha de Cave. Mas nem por isso podem ser chamados de champanha. Então para não errar chame tudo de espumante.


O frisante tem menos gás e menos álcool. Nos espumantes gás se forma naturalmente em alguns frisantes pode ser inserido artificialmente depois da fermentação. Esse método é mais conhecido como Charmat. Espumantes com método Charmat é o que mais temos sendo produzido no Brasil. Mas também temos pelo método tradicional champenoise. O Brasil vem se destacando por produzir bons espumantes seja no método tradicional ou no método charmat.

Há quem prefira chamar os vinhos submetidos ao método tradicional por seus nomes de origem e não de espumantes, mas eu prefiro chamar tudo de espumante até mesmo os frisantes. Pois todos fazem espuma. Conclusão simples ou simplificada.

Nenhum comentário: