The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 29 de abril de 2014

Teatro na Segunda e Fila de Espera

Paula Spinelli, Nathalia Timberg e Juliana Galdino.
Já diferentes ao final da temporada
Não sabia que podia-se ficar na fila de desistências esperando por aqueles que compraram seus ingressos e não apareceram ou pelos convidados que não deram as caras. Assim quando via uma peça lotada desistia e escolhia outra. Descobri isso quando fui comprar ingresso no CCBB para ver Tríptico Beckett. Peça com Nathalia Timberg,

Também não sabia que seria o último dia da peça naquele espaço. Depois de duas horas na fila os primeiros entraram no lugar dos convidados e os demais entraram no lugar dos faltantes. Os sortudos que entram no lugar dos faltantes não pagam. Mas eu como estava entre os dez primeiros da fila paguei,10,00. 

Ainda não tinha visto nada de Beckett encenado e só li "Esperando Godot."
A peça trata de lembranças da infância, da vida adulta e da velhice até a morte da personagem. As três atrizes ficam sentadas ou de pé no palco e duas delas se alternam nas falas do pensamento da personagem idosa que faz sua parte por último. Uma caveira gigante fica pendurada ao fundo do minúsculo palco. É uma recita de Beckett e portanto um pouco cansativa. Mas com paciência se aprende a apreciar. Teatro exige paciência. Quem não a tem deve desenvolvê-la pelo seu próprio bem e pelo bem de todos.

O espetáculo foi montado a partir dos textos finais de Beckett: Para o Pior Avante, Companhia, Mal Visto Mal Dito.

Por sorte ainda veria outra peça de Beckett: "Oh, Belos Dias!" Mais longa e mais lenta. "Oh, que oportunidade de praticar a paciência!"

Olhando bem lembrei que já vi Juliana Galdino fazendo um texto do Kafka. Aquele onde um macaco se transforma em humano: "Comunicação a uma Academia."

Nenhum comentário: