The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 6 de abril de 2014

Carregador solar vale a pena?

Há muitos carregadores solares no mercado. A maioria vem da China. Você pode comprá-los no Ebay, Dx, no Aliexpress. Tem de 5 dólares há 50,00. Todas levam pelo menos dois meses até chegar em suas mãos. 

No Brasil há poucas opções e o preço começa lá por 30,00. 
Um carregador solar pequenino custa esse preço por aqui. 

O que me preocupa é levar um carregador assim numa trilha, pois o processo é bem lento e pode viciar a bateria. Por isso minha opção quase sempre foi não levar eletrônicos em trilhas. Nem mesmo celular, a menos que seja uma trilha de 1-2 dias. Mas longos trekkings como Caminho de Santiago eu prefiro não levar celular, até porque eu teria que comprar um outro chip para operar lá. Teria que levar tomada universal. Emfim uma parafernália que só ocupa espaço e pesa nas costas. Prefiro mais olhar bem por onde vou que me distrair registrando. Este carregador que aparece na foto não é dos melhores. Eu ainda não consegui tirar nenhum proveito dele.



Para quem entende um pouco de eletrônica é possível comprar uma placa solar ou fazer uma com isopor e papel alumínio e montar seu carregador caseiro. Para uso em casa acho até viável, mas nas trilhas não sei. Tem vídeos que ensinam a fazer.





Nenhum comentário: