The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 10 de março de 2014

Ópera Falstaff-Verdi

Falstaff é um dos personagens mais cômicos de Shakespeare. Um notório fanfarão. Amigo de adolescência de Henrique V futuro rei da Inglaterra. Aquele amigo que leva o príncipe para o mau caminho. Leva-o não só para a balada, para a iniciação sexual, mas também para cometer pequenos delitos, como assaltar viajantes nas quebradas da floresta. Mas basta Henrique suceder o pai ao trono para as más companhias serem questionadas. O rei não pode mais ter tais tipos de amizades e Falstaff é esquecido. A perda da amizade, dos favores do príncipe leva Falstaff ao abandono, esquecimento, pobreza e morte. O personagem Falstaff aparece ainda em outras duas peças de Shakespeare. 

Falstaff prima por sua preguiça em trabalhar, seu egoísmo, desonestidade e corrupção, além de ser manipulador. É aquele que diz: "Roubar com garbo e a tempo." 

Na ópera de Verdi "A história de Falstaff se resume em uma comédia de vingança e lição de honra. O personagem principal, cujo nome intitula a própria ópera, é um homem sem escrúpulos que usa a mentira para zombar e se aproveitar de todos ao seu redor. Depois de tentar conquistar mulheres casadas, invadir e roubar a casa de um homem e demitir injustamente seus criados, Falstaff está na mira de todos aqueles que foram prejudicados por ele.

Diante disso, várias armadilhas põem Falstaff em situações de vexame e repletas de muita confusão durante todos os três atos da ópera. O fechamento, porém, apresenta um final alegre tendo como, pano de fundo, um casamento entre dois personagens apaixonados.

Falstaff foi a última ópera composta por Verdi. Foi baseada nas peças de Shakeaspeare: As Alegres Comadres de Windsor e Henrique IV. Libretto.



Algumas tiradas: "Boca beijada não perde a virgindade."
"A mulher nasce sagaz."
"Ri melhor quem ri por último."

Nenhum comentário: