The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 27 de março de 2014

Mais o Lugar e as Pessoas que os Monumentos

Foto: Jeane Dalbo
Quando visito uma cidade sempre me pergunto: "E se um dia eu viesse morar aqui?" Então tenho que saber o que a cidade me oferece além de pontos turísticos. Por isso vejo como é centro, como é um ou outro bairro, como é a periferia, como é o transporte público. Como é o aeroporto (se tiver), a rodoviária, como é o comércio, a moradia, a segurança, as pessoas.... Olho tudo que me interessa. Não escrevo um artigo para divulgar turisticamente o lugar porque isso já tem de pencas por ai.

É comum as pessoas me abordarem em viagens e pergunta: "E ai, onde vc. foi hoje." Fico um pouco constrangida em ter que dizer que não fui a nenhum ponto turístico. Fui algumas vezes à N.Y e nunca fui a Estátua da Liberdade. Só da última vez peguei um ferry que passa por lá. Cheguei a conclusão que para mim era suficiente. Não precisava desembarcar na ilha onde a estátua está.

Os monumentos não são como nas fotos. Lamento dizer que muitos ficam melhor em fotos que pessoalmente. As pessoas me interessam mais e a relação que elas tem com sua cidade.

A gente pode morar décadas em uma cidade sem saber onde ficam os principais pontos de interesse dela. Porque não olhamos em volta. Olhamos lá longe. Em outros lugares. O outro é mais interessante. Não sabemos se tem uma costureira, alguém que conserte o relógio de parede, um grupo de teatro ali na nossa vizinhança. Não consumismos localmente. Queremos ir lá no centro da cidade. No shopping porque assim já aproveitamos alguma promoção ou passeamos (matamos tempo).

Aquela máxima que diz "Pense globalmente e atue localmente" é só uma frase bonita.

Nenhum comentário: