The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Recuperando lembranças


Um dos temas que eu mais gostava quando fazia o curso de Biologia era Etologia (estuda o comportamento dos animais). e notoriamente seu mais conhecido representante Konrad Lorenz:

Fundamentos da Etologia
A Agressão ou On aggression (seu livro mais conhecido) provavelmente ainda se encontra na prateleira da UFSC se não foi roubado.

De seus outros livros li

Demolição do Homem e Os Oito Pecados Mortais da Civilização.
Outros que poderia ler: E o Cão encontrou o Homem (Men Meets Dog)
O Anel de Salamão (King Salomon´s Ring)
O Homem Ameaçado. Ele tem outros livros.

Konrad ficou conhecido ao estudar o comportamento dos gansos que migram do Canadá para o sul dos Estados Unidos fugindo do inverno e depois voltam para o Canadá.

Seus estudos influenciaram a psciologia comportamental e deram margem para muitas comparações entre animais e humanos. Comparações ora contestadas ora avalizadas por cientistas.

Por que estou falando disso? Porque tenho vários livros dos tempos de universidade que gostaria de reler. Mesmo Darwin, eu já nem lembro mais. Comecei a ler no ano passado os diários da expedição que ele fez à bordo do Beagle, mas quero ler A Origem das Espécies. Só tenho que achar onde está. Ou baixo um pdf que certamente tem e converto para meu leitor de e-books.

Quero ler denovo os livros de Richard Dawkins: O Gene Egoísta e outros que não li como: O Relojoeiro Cego e o Maior Espetáculo da Terra.

Além de alguns de Marcelo Gleiser como A Dança do Universo

E também algum coisa de Carl Sagan: Bilhões e Bilhões e Contato

E talvez algum livro do Lovecraft como A Vigança de Gaia.

Já ia esquecendo de Stephen Jay Gould: O Polegar do Panda, Lance de Dados, O Soriso do Flamingo,  Um Ouriço na Tempestade e Darwin e os Grandes Enigmas da Vida.

Livros que eu queria ler quando fazia Biologia mas não podia comprar agora, talvez, estejam desatualizados. Leio mesmo assim.

Todos encontraveis em sebos online e algumas bibliotecas de universidades, para quem tem acesso.

Nenhum comentário: