The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Iniciação à Gaita/Hormônica

Depois de ler (ainda estou lendo) Harmonica for Dummies.Treinar o deslizamento e a embocadura numa gaita chingling (made in China), acompanhar dicas vindas de vídeos no You Tube, já consigo tocar algumas modinhas bem típicas dos iniciantes como "Brilha, Brilha Estrelinha, Oh Suzana, Atirei o Pau no Gato e Ode a Alegria (Nona Sinfonia). Além de Carinhoso" (meu coração, não sei pq....)

Muito treino e logo poderei comprar uma gaita mais ou menos. As gaitas da Hohner que tem por ai são todas da China e dizem que não prestam. Enfim, alguma coisa da China deve prestar, mas se é para investir em uma gaita e depois não ver o resultado sonoro adequado (desafinam demais), ai melhor comprar algo que vc. possa testar antes com quem entende do riscado.

Talvez compre uma Master Blues da Hering porque o corpo dela é em madeira e a que tenho é de plástico. Mas não sei ainda como é o som. Afinação sempre em Dó ou C que é a mais usada. Quando tiver a moça nas mãos saberei se valeu apena. 

O mais legal da gaita são os bends, típicos do blues. Mas isso eu só vou fazer mais tarde. Improvisar é melhor que seguir uma partitura. Não sei quando vou conseguir fazer as manobras com a língua. 

Esse cara me ajudou muito - Jefferson Gonçalves. Ele tem esses vídeos:  Vol 1 e Vol 2.





Nenhum comentário: