The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 11 de janeiro de 2014

Ebook:Histórias que se cruzam


The House of Speacial Purpose ( O Palácio de Inverno) de John Boyne intercala duas histórias narradas pelo mesmo personagem. Um capitulo se passa na Rússia e outro em Paris/Londres em anos diferentes.

Aos dezesseis anos Georgy Jachmenev salva o sobrinho do Czar da Rússia de ser alvejado por um amigo de infância. Em recompensa seu pai ganha 200 mil rublos e ele uma posição como guarda costas do filho do czar, Alexei. Georgy se apaixona pela filha mais nova de Nicolau II. Anastácia. 

Depois de 300 anos de domínio dos Romanov na Rússia a população insatisfeita com a pobreza, guerras interminaveis e ausência de propriedade (1/6 do país pertencia a família Romanov) insitada pela turma do ditador Lenin tiram os Romanov de cena e instauram um período não menos tenebroso que o anterior. Antes havia a aristocracia e seus exageros. Depois repressão e pobreza.

Em pleno século XX a Rússia vivia um regime feudal. O que se queria? Divisão justa das terras.
Com a a Revolução Russa toda a família imperial foi morta em 1918 pelos Bolcheviques. O ódio do povo foi usado para colocar no poder Lenin. Trocaram um ditador inexperiente por um ditador profissional.

Já sabemos que ninguém da família Romanov sobreviveu a despeito das lendas de que Anastácia teria sido poupada e ainda viveria anonimamento por ai. Mas na ficção tudo é possível. O autor não resistiu ao "E se ela tivesse sobrevivido..."

Segundo a história a esposa de Nicolau II era neta da rainha Vitória da Inglaterra.
Os bolcheviques teriam oferecido a família à coroa britânica, dinamarquesa e holandesa com quem tinham parentesco, mas ninguém os aceitou. A família teria sido executada porque tchecos e cossacos estavam a caminho para libertá-los.

Na verdade, politicamente, a Rússia pouco mudou. Tiranos ainda se sucedem no poder e a liberdade da população ainda é restrita.

A história dos Romanov é bem conhecida.
Não sou muito chegada nesse tipo de narrativa com duas histórias salteando entre capítulos. É inevitável que uma agrade mais que a outra. A parte histórica é mais interessante.


Nenhum comentário: