The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Golpes na Internética



Não precisa ser muito experto para detectar email que são uma isca pra te levar a um golpe ou intalar aguma coisa no seu PC ou pegar teus dados pessoais. Só precisa ser atento e menos curioso.

Os curiosos caem muitas vezes nessas iscas porque quem faz isso sabe que a curiosidade é um elemento iresistível.

Mas tem coisas que nem fazem sentida.


"Alguem fez um comentário de voz em uma foto sua na Facebook"

Queria saber como se faz um comentário de voz no Face. Estou procurando até hoje. Me adimira que os programadores do Face ainda não tenham pensado nisso. E mesmo assim o Face não faz mais alertas por email exatamente para evitar esse tipo de situação.

O típico: "Vc. ganhou um Iphone ou Ipad." Se vc. não está concorrendo a nenhum deles porque acreditar nessa lorota. Mesmo que seja de alguma loja que vc. costuma comprar.

Mesmo que seja uma oferta de uma loja ou site conhecido enviada a vc. é sempre melhor abrir outro link  do que clicar no link enviado por email. O site pode ser o mesmo, mas o link pode ser malicioso.

Depois de um grande evento ou tragédia é comum receber email pedindo para ver videos ou fotos inacreditaveis.

"Cobrança indevida ou seu nome está no Serasa, A fatura venceu e vai a protesto" é outro exemplo.
Esse tipo de cobrança por enquanto não costuma vir via email. Mesmo vindo por correio é importante verificar com o emissário se foi enviado ou não. Cobranças falsas por correio também acontecem.


Recadastramento: Bancos não pedem que vc. recadastre seus dados ou senha online. Prestadoras de serviço idem. Procure sempre ligar para quem lhe pede que recadasatre dados para saber se o email foi enviado. Precisei mudar o número no meu endereço e tive que ir ao banco pessoalmente com um comprovante. Nem mesmo pelo site do banco pude fazer isso.


Nenhum comentário: