The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Eboo:Biografos e Biografados


Resultado de imagem para o jornalista e o assassino

A jornalista Janet Malcolm já escreveu biografias de escritores como Chekov e Gertrude Stein, mas quando se meteu a tentar biografar alguém cujos descendentes (marido, filhos) ainda estavam vivos teve problemas com constantes interferências e exigências e tentativas de controle do texto.
Jornalista investigativa ela já investigou vários casos de biografados e biógrafos. Ela também enfrentou vários processos por conta de suas matérias e livros.

Já li dois livros dela. Um que analisa cinco tentativas de biografar Sylvia Plath por diferentes biógrafos. Ela mesma fez tentativas frustradas de biografar Sylvia e decidiu contar essa experiência entrevistando todos que fizeram biografias de Sylvia Plath e suas experiências com a família da biografada.

Em outro livro seu ela conta um caso de um jornalista que se aproximou de um suposto assassino em julgamento e convenceu-o a deixa-lo acompanhar o processo de julgamento, conviveu com ele, obteve todas as informações sobre ele e concluiu que seu personagem era de fato o assassino. Quando o livro foi publicado o biografado que esperava uma história favorável se sentiu traído pelo jornalista  e entrou com um processo contra ele.







Nenhum comentário: