The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Biografia ou Memórias?


Sou uma fã de biografias. Autorizadas ou não elas quase sempre geram controvérsias, pois negociar com o biografado ou seus herdeiros material e algumas verdades que podem marchar o bom nome se houver até então, costuma gerar uma grande disputa já no processo de pesquisa.
Lembro quando saiu a biografia do Robert Charles que foi posteriormente recolhida pela justiça mas espalhou-se no Internet em cópias pdf . Discussões estão em cena. Procurei uma cópia. Achei que não houvesse, mas ai está.

Parto do principio que biografia é um gênero literário escrito por um autor cujo biografado é um personagem. Se alguém quer escrever sobre si ou gravar depoimentos e abrir seus arquivos e acompanhar o processo a isso eu chamaria de memórias. Portanto, biografias sempre serão não autorizadas. Imagina se Skakespeare tivesse que pedir autorização aos descendentes da monarquia inglesa para escrever todas a peças históricas que escreveu que não deixam de ser biográficas?
O biografado é um personagem e o que se diz sobre ele é na maioria das vezes conhecido e publico.

Ao ler a biografia de RC apenas se relembra fatos que já se sabia, mas que alguém os reuniu de algum modo num livro. Não há nada de novo ali para quem conhece RC e para quem não o conhece o mais interessante é saber quem colaborou com sua careira, quem compôs seus sucessos...


Nenhum comentário: