In to the Wild livro que descreve a aventura de um jovem americano que influenciado pelas leituras de Jack London, Tolstoi e Thoreau parte para o Alasca em busca de uma vida em comunhão total com a natureza. A falta de noção dos ciclos de estações, a falta de alimento suficiente e a noção geográfica faz com que o garoto morra de fome a alguns quilômetros de um dos parques mais famosos do Alaska. A história é real.
Big Sur, Jack Kerouc- Não é um dos melhores livros de Jack que depois de ficar famoso com On the Road se sente entediado com o assédio dos fans. Mais velho, com dinheiro de sobra, Jack bebe mais e se isola em lugares ermos, mas não aguenta muito tempo isolado e vai atrás dos habituais amigos de fara. A degradação dele não só pessoal, mas ficcional, já é perceptível. No fim do livro há alguns versos que ele compõe na cabana onde ficou isolado.
The Buddha in the Attic relata a viagem de navio de jovens japonesas que eram vendidas por suas famílias para casarem-se com japoneses imigrantes vivendo na América. Elas tinham uma perspetiva que ao chegar na América não se concretiza pois serão apenas trabalhadoras escravas e servis de seus donos. O sonho se desfaz já na chegada ao porto. E a vida fica muito mais difícil depois que os japoneses bombardeiam Peal Harbor.
Fever Pitch é uma autobiografia futebolistica do autor Nick Hornby. Foi meu livro de viagens que arrastou-se comigo desde 2011, custei a ler pois a temática até era boa, mas não tinha nenhuma conexão comigo. O autor conta como se deu a sua paixão por futebol e passa a relatar todas as vezes que acompanhou seu time ao longo de pelo menos 20 anos como um fã de carteirinha.
Buddha´s Diamonds foi um livro que eu não tinha nenhuma noção do que tratava e me surpreendeu. Conta a história de um menino vivendo com sua família no litoral do Vietnam e as dificuldades que eles passam para sobreviver sobretudo depois de um ciclone destruir o vilarejo onde moram.
Intructions to the Cook, de Bernard Glassman conta a trajetória do autor no caminho do ativismo social. Ele juntamente com um grupo de colaboradores monta uma padaria em Nova Iorque para manter a comunidade de praticantes zen budistas e posteriormente ajudar moradores de rua a ter uma emprego e um lugar para morar.
Velho Caminho. Nuvem Branca. conta a história do Buda usando como referências os sutras budistas. Desde o nascimento até a morte dele.
Um Útero é do Tamanho de um Punho, segundo livro da poeta Angélica Freitas surpreendeu. Raramente consigo gostar de um livro todo de poesia. Mas esse talvez por ser temático e não uma coletânea conseguiu ganhar minha atenção. Ele também está dentro da minha premissa de só ler autores novos que eu tenha algum contato ou conheça pessoalmente.
A partir daqui os livros lidos foram e-books em inglês de domínio publico, portanto gratuitos:
Como sou uma leitora essencialmente de clássicos da literatura há muitos e-books nesse categoria de domínio público. A lista é infinita.
Bartleby. Já conhecia a história mas ainda não havia lido o texto. A história é de um escrivão contratado por um escritório para copiar e conferir documentos. No início ele compre com espantosa eficiência suas tarefas mas certo dia ele decide não fazer mais seu trabalho apelando para o bordão mais famoso já criado por Herman Melville :"Prefiro não fazê-lo". A príncipio seu chefe não entende e acha até engraçado, mas com as negativas sucessivas estabelece-se um cabo de guerra entre o chefe e funcionário que nada faz e para ele não mais serve a seus interesses. Há um conflito moral, espiritual e humanitário por parte do chefe que tenta entender os motivos de Bartleby até desistir dele e abandona-lo no escritório. Se ele não si do escritório então a solução é mudar o escritório para outro lugar. Bartleby é removido pela polícia a um abrigo onde definha até morrer.
No apagar das luzes interessei-me por um e-book do Edney Silvestre no Google Play e acabei por lê-lo.
Outras Histórias - São relatos e crônicas que Edney escreveu sobre sua passagem como repórter baseado em N.Y. O que acontece em N.Y sempre me interessa, pois já é uma cidade muito familiar para mim. Então o tema pareceu-me atraente, sobretudo porque ele começa o livro falando da cobertura do 11 de setembro.
Peças de Shakeaspeare:
Pericles
Cymbeline
Henry IV parte I e II
Henry V
Henry VI parte I
Ficarão para 2013. Ainda poucos mas que exigem leitura lenta. Embora os que ficaram de 2011 para 2012 ficaram esquecidos. Mas esses se nenhum outro mais atraente se meter no caminho é bem provável que os leia posto que a maioria deles já estou lendo.
Com e-book talvez eu leia sim autores novos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário