São Paulo- Ponto de partidas e chegadas sempre que as viagens são de avião. E muito porque o aeroporto mais próximo da minha casa estava em reforma.
Florianópolis- Também acaba sendo um ponto de partida e chagada pelo mesmo motivo de São Paulo.
Manaus-AM-Com as milhas ganhas na viagem para N.Y consegui marcar trechos de ida e volta para Manaus e para minha surpresa nada mudou em um ano por lá. Mas passei poucas horas na cidade. Foi um bate e volta.
Belém-PA- Foi uma passagem rápida, mas deu para ter uma panorâmica da cidade. Gostei das ruas largas e do espaço. Muitas árvores. Belém é a cidade das mangueiras. Devido a quantidade de verde a sensação de calor é menor que em outros lugares como Manaus. Fiquei até com vontade de voltar e de morar por lá um tempo.
Ilha do Marajó-PA- Foi um Bate e volta. Não fosse pela tapioca mais gostosa que comi na volta, em Porto Camará, diria que foi uma perda de tempo e dinheiro. Bate e volta ao Marajó não vale a pena. A menos que se queira apenas fazer um passeio de barco de longa duração. O ideal é passar pelo menos três dias/duas noites para ver alguma coisa de interessante. A ilha é muito grande. Saure é a parte mais visitada mas tem outros lugares pouco conhecidos. O ideal é ir de carro. O ferry boat que vem de Belém tb. leva carros. Senão você dependerá de agência de turismo para tudo.
São Luís, MA- Passei pouco tempo na cidade. Um domingo com tudo fechado. Para quem quer fotografar o centro velho, o domingo é o melhor dia. Já as praias evitei por estarem todas sem condição de uso. Mesmo assim não fosse o calor teria ido ver como são no quesito paisagem, mesmo não entrando nelas. A cidade me pareceu suja demais, com cheiro de urina. Tive que atravessar a ponte, de ônibus, e ir a um shopping para usar um banheiro decente. Não há banheiro público em São Luís. Pessoas de pele branco são sempre alertadas a não andarem sozinhas. Parece que São Luís não é uma cidade segura para turistas e nem mesmo para os que moram lá. O contraste é inevitável e não é por falta de investimento é falta de vergonha de quem administra o lugar. Com isso quem sofre é a população.E os turistas fogem de lá para lugares mais badalados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário