The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 23 de junho de 2012

Por que James Joyce nunca ganhou o Nobel de Literatura?

James Joyce nunca ganhou um nobel de literatura e tem gente no Brasil que se sente injustiçado. Parem e pensem por que? É simples. A Fundação Nobel  premia preferencialmente autores engajados que denunciam atrocidades sociais, política, injustiças e conflitos de grande relevância. Joyce era um linguista antes de qualquer defensor de causas. Quanto muito ele achava que se os jesuítas não tivessem posto os pés na Irlanda ela seria um lugar diferente do que ainda é hoje. Mas não passava disso. Se ele falasse sobre a rivalidade entre católicos e protestantes poderia até ganhar alguns pontos a favor. Mas ele limitou-se a ser sarcástico e irônico até mesmo sobre isso e desdenhar quem preferia ficar na retrograda Irlanda. Ele mesmo foi embora.

A recente tradução de Ulisses ao português, a terceira, não muda nada para quem se esforçou para ler em joyceanês. Há quem diga que não passa de mais uma tentativa de enfiar goela abaixo um livro que é mais um fetiche que um livro a ser lido, mas nada posso dizer sobre nada, pois ainda estou lendo a edição original. As poucas vezes que abri, ao acaso, uma das traduções não gostei e sigo achando que vale apena o esforço de ler no original. Mas para quem não quer saber de esforço ler uma das três traduções já será um pé no esforço.

James Joyce fez em Ulyssses e Finningan`s Wake o que os surrealistas sempre sonharam fazer mas não tinham talento. James Joyce é um surrealista e o resto é resto.




Nenhum comentário: