The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Viagens pelo Brasil


Não conhecer seu país é um sintoma de que ou ele é muito grande e diversificado ou falta boa vontade. Ainda não viajei tanto assim para dizer: "Já viajei muito por ai, já vi de tudo."  Mas desde que fui à Manaus comecei a pôr em prática um antigo projeto de visitar pelo menos as capitais do país. Belém, provavelmente será a próxima na lista. A escolha já estava feita, mas uma curiosidade colaborou ainda mais. Foi o jeito de falar dos paraenses que lembra o jeito dos gaúchos. Os paraenses costumam usar a segunda pessoa dos verbos todavia eles fazem o uso correto enquanto que os gaúchos não pronunciam o "s". O povo do Pará diz "tu vais" e os gaúchos dizem "tu vai." Os paraenses são algo como gaúchos com sotaque carioca.

Viajando sempre ouço outros viajantes que dizem que tais lugares não valem apena por ser muito sujo, ter problema com drogas, roubo (vide Salvador-Pelourinho, Recife...etc). Penso que há poucos lugares limpos como se vê na Europa, e nem dá pra comparar pois lá tem uma população ridícula  perto de cidades pequenas no Brasil. Depois da experiência nada limpa de Manaus vejo esse item como cultural.O povo do sul ainda jogama lixo no chão, nos rios, no mar e tb. fazem xixi na rua, etc. Enfim, vivendo ou não no mato com ou pouco recurso, nossos hábitos deixam rastros e se nós não os vemos alguém os verá.

Cabe ao viajante escolher o seu roteiro e desviar daquilo que não lhe agradaria ver. Andar só de van ou ônibus de turismo e pular algumas etapas não tão agradáveis de se ver ou sentir. Ficar em hotéis luxuosos, andar de carro alugado ou taxi ou em excursões que só mostram o que é feito para turista ver.

Ou ir para a rua tomando os cuidados que são de praxe se tomar. De resto não pensar no pior, integrar-se com o lugar e aproveitar o que puder.

Nenhum comentário: