Há duas técnicas no preparo da polenta. Talvez três. A mais tradicional e trabalhosa é ferver a água, adicionar sal e ir soltando a farinha aos poucos na água enquanto mexe com uma colher de madeira, sem parar para que não forme grumos de farinha. Exige habilidade e pratica pois logo tudo ira saltar.Para 5 xicaras de água, 1/2 colher de sal e 1 xícara de farinha de milho fina. Tempo de cozimento 35 minutos.
A segunda maneira, mais fácil, é misturar a farinha, e o sal à água fria e só depois de obter uma pasta cremosa levar ao fogo. Se quiser uma polenta mais mole e cremosa use mais água ou menos se preferir a polenta mais consistente.
Não testei se seria possível fazer o processo no cozimento a vapor. No caso teria que ser a pasta preparada na água fria, mas como requer mexer seria mais um banho-maria que no vapor. Como se faz quando derretemos chocolate.
Há quem faça polenta na panela de pressão. Ainda não experimentei.
Quanto a farinha de milho tem a fina e a grossa. Eu prefiro a fina pois cozinha mais rápido. A farinha pré-cozida quebra o galho para quem não tem muito tempo mas não fica tão boa quanto.
Pode-se fazer uma deliciosa lazanha de polenta intercalando legumes e molho com queijo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário