The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 12 de julho de 2011

Os Lixões são Resultado da nossa Preguiça e Indisciplina.

O problema do lixo urbano não é um problema da prefeitura é um problema de cada cidadão preguiçoso que habita a cidade.

Lá em casa a única coisa que vai para o lixo da rua são pele e ossos e nada mais. Mesmo isso poderia ser moído e virar adubo. O resto nós separamos: papel, plástico, vidro, lata, isopor, baterias, moveis, eletroeletrônicos. Isso tudo vai para recîclagem. O que é orgânico vai para a compostagem. Depois é usado na horta.

Morar em uma casa ajuda mas não é nenhum problema morar em prédios desde que haja um programa de separação de lixo e onde guardá-lo até que haja uma boa quantidade para encaminhá-lo para reciclagem. Quando morei em prédio fazia o mesmo que faço em casa, excessão ao lixo orgânico que ia para a rua.

A vontade de cada um é determinante na resolução do destino do lixo. Se todos, sem exceção, fizessem sua parte não haveria necessidade de lixões. Eles somente existem porque optamos pelo caminho mais fácil e o caminho mais fácil em algum momento nos manda dizer que não há caminho fácil. Há apenas preguiçosos que insistem em delegar o seu trabalho para que outros o façam e depois critica-los por que não fizeram o que lhes compete fazer. A preguiça é um mal até menor. O maior é a falta de disciplina.

Nenhum comentário: