The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Guia Estrada Real

A Estrada Real tem quatro caminhos. O Caminho dos Diamantes: de Diamantina à Ouro Preto. O Caminho Velho de Ouro Preto à Paraty, o Caminho de Sabarabuçu, de Cocais à Glaura e o Caminho Novo de Ouro Preto-Porto Estrela ou Rio.

Este é um dos sentidos possíveis, ao contrário também pode ser feito, embora seja mais comum nesse caso, fazê-lo de carro partindo do Rio de Janeiro, ou de Paraty ou de Ouro Preto. Ouro Preto e Cocais são cidades eixo para todos os caminhos, pois todos convergem para lá.

Alguns guias antigos já não são mais publicados. Há pouca informação sobre o caminho principalmente se a intenção for fazê-lo caminhando.

A Estrada Real é bem popular entre os viajantes motorizados e todo o receptivo e hospedagem parece investir nesse tipo de turista.

Para reles mochileiros ou pretensos peregrinos já esfolados no Caminho de Santiago ou em Caminhos brazukas, a Estrada Real é um desafio.

Para minha pesquisa usei basicamente o Guia da Estrada Real editado pelo Instituto Estrada Real e Istoé. É bem ilustrado com belas fotos, informações e um mapa de cada trecho da Estrada, mas certamente, os motorizados irão apreciá-lo melhor.

Mesmo na rede ainda não há muita informação, de forma ordenada, o que exigiu-me garimpar literalmente, não por ouro, mas por informações. O site Estrada Real Tur, foi o mais útil, com as planilhas de cada etapa para todos os caminhos. Felizmente o caminho está quase todo mapeado via GPS.

Optei por começar pelo Caminho dos Diamantes em seguida voltar de ônibus para Cocais e fazer o Caminho de Sabarabuçu, seguindo então para baixo já no Caminho Velho até Paraty, voltando à Ouro preto de ônibus e seguindo no Caminho Novo para Porto Estrela. Daí a opção é seguir via Niteroi, atravessar a ponte, seguir dali pela beira mar até o Passo Imperial na Pç. 15 de Novembro, centro do Rio, onde deveria começar ou terminar oficialmente o caminho.

Para calcular distâncias entre cidades não precisa de GPS pois os trechos já foram medidos mas pode-se usar para cidades próximas ao caminho e para quem vai de carro o Guia Rodoviário da Abril. Quem tem GPS, pode usá-lo, mas não é imprescindível.

Para procurar algumas opções de hospedagem utilizei o site SITGeo Sistema de Informações Turísticas Georreferenciadas da Estrada Real e o site Idas Brasil . Todavia próximo a fins de semana seria interessante ligar antes para reservar.Há muitas pousadas no caminho que não estão listadas e é possível encontrar pouso com valor menor indopessoalmente ao local.

A minha pesquisa se restringiu a hospedagem de baixo custo: Cama + Café e Camping. Esse tipo de hospedagem é bem restrito. Ainda há pouquíssimas opções e alguns campings ficam fora do caminho o que implica caminhar mais alguns quilômetros para acessá-los. Para quem vai a pé fica inviável.


Ainda que alguns desses sites me pareçam desatualizados, foram úteis como referência. Ao longo do percurso posso atualizar o que não estiver mais disponível.

Nenhum comentário: