The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 12 de março de 2011

Onde Ficar em Budapeste Gastando Pouco.

Resultado de imagem para budapest neighborhoods mapEm Budapeste fiquei hospedada na região VI. A cidade é dividida em distritos ou departamentos como Paris (são 20 arrondissements). Em Budapeste são 21 (Buda e Peste).
As mais centrais são a VI,VII, VIII e IX. Achei o VI distrito o mais conveniente. Perto de tudo que precisava. Próxima da Estação de trem Nyugati, tb. conhecida como Estação Ocidental (Western Station) de onde partem algumas linhas regionais e trens pra Viena, Rep. Checa.

Fica há duas quadras da Margerit Hid. A Ponte Margarida. Tem cafés, e um grande super mercado anexo a estação de metro Nyugati pu. Há vários hostels na área e hotéis também. Dá pra ir a pé à Igreja de São Estevan e o Museu Etnografico. A estação de metro e a estação de trem dão acesso rápido ao aeroporto.

No primeiro Hostel paguei 7 eu. Quando cheguei e na volta a Budapeste fiquei em outro por 10 Eu (Aventura Boutique Hostel). O segundo era melhor mais limpo, com cozinha bem equipada e o staff mais atencioso. Fiz a reserva pelo Hostel World

Fui extremamente econômica. Em 4 dias em Budapeste gastei 70 Eu incluindo bilhetes de bus+metro, trem, hospedagem e comida. Queria ter comprado uma camiseta mas as que vi me pareceram sem graça. Mas imagino que haja uma oferta melhorde artesanato e lembranças no Mercado Público. Acabei esquecendo de ir lá.

Cada euro valia 270 Fts. No super mercado podia-se comprar uma bandeja de cogumelos por 199Fts e uma garrafa de água por 45Fts. Algumas coisas são mais caras. Tive a impressão que vem muita coisa de fora (Asia, Índia, Países Arabes). Não sei se eles não produzem ou se depois daquele desastre com lama tóxica o solo ficou contaminado, mas foi só uma impressão que tive.

Dizem que por ora ainda é barato viajar pelo Leste Europeu, mas logo que esses países entrarem pra valer na Comunidade Européia vai ficar mais caro.

Gastei os últimos florins na Mc Café e só trouxe algumas moedas pra casa. Moeda que provavelmente não vai mais estar em circulação se voltar lá outra vez.


4 comentários:

Fábio disse...

Ficarei em Budapeste 4 dias. Vc tem algum comentário sobre a segurança e deslocamentos na cidade? Pergunto pq um amigo q foi recentemente foi assaltado e agredido. Evidente q se está sujeito a isso em qqr lugar do mundo, mas fiquei com receio. Terá sido só azar ou a cidade é mesmo violenta e propensa a esse tipo de coisa? Vc teve sensação de segurança ao andar por lá? E os deslocamentos, metrô, ônibus, essas coisas? Fáceis? É possível se achar tranquilamente (considerando q as coisas estarão em húngaro...)
Obrigado

Jeane Dalbo disse...

Olá Fábio!

Não moro em Budapeste e qdo lá estive fiquei em um área aparentemente segura, andei de ônibus, metro e troilebus, mas claro que a noite todos os gatos são pardos :-) então convém ficar atento, não beber demais para não ficar vulnerável e sair em grupo. Boa sorte!

Jeane Dalbo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeane Dalbo disse...

Estudantes falam inglês. Procure saber algumas palavras que ajudam tem vocabularios na net.