The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 10 de março de 2011

Pedantes e Fiscais da Vida Alheia

Resultado de imagem para air franceMeu voo para Budapeste teve uma conexão no aeroporto Charles de Gaulle em Paris. O tempo era curto. Uma hora para ir do terminal de desembarque D2 para o terminal de embarque F2, caminhando. E ainda passar pala imigração, carimbar passaporte, passar pelo raio-x, tirar botas, abrir mochila para ver a pasta de dente e o creme que não pode levar com mais de 100 ml. Como só tinha bagagem de mão, fui revistada em todos os raios-x que passei. A Air France tem fama de perder a bagagem, por isso preferi não ariscar.
Quando marquei os assentos esqueci de marcar os da conexão e ai me colocaram na janela. Raramente sento na janela a não ser que a vista de chegada seja interessante, como Floripa por exemplo. Ai sentei-me e no corredor havia uma francesa. Do outro lado do corredor o marido e dois filhos. Quando todos já haviam entrado, ela chamou o marido para ocupar a poltrona do meio. Os dois eram de cara dois pedantes. Percebi que iria me incomodar com eles. Me olharam de cima a baixo riam sem o menor discrição, fazendo comentários em francês.
Fiquei na minha.

Até que a comissária de bordo, não querem mais ser chamadas de aeromoças, veio servir alguma coisa pra comer e beber. Serviu os franceses e na minha vez perguntou o que eu queria se algo doce ou salgado. Escolhi um saquinho de salgado e para beber? Ai falo que quero água, mas uso o pronome errado e a francesa tira sarro de mim e repete o que eu disse e a atendente igualmente repete. Quando respondo apenas sim ou não ao invés de sim madame, obrigada madame... continuam a me remedar e rir de mim.
Penso em perguntar a atendente qual é seu trabalho. Se é atender os clientes ou rir deles e ser deselegante, ou usar de racismo linguístico. E olha que a atendente era de origem africana. Eu não me importaria se elas me corrigissem com educação e respeito. Até acharia legal, mas preferiram esnobar, o que achei de uma falta de educação. Mas isso não diminui meu apreço pelo idioma francês nem me faz sentir desprezo pelos franceses. Apenas pelos pedantes que acham que são a polícia do idioma, de plantão. Esses que só falarão seu próprio idioma pelo resto de suas vidas e com certeza se depararão com algum pedante de outro idioma que irá lhes pôr em alguma situação semelhante. Passada a situação tentei relevar.

E não é que na volta a de BUD à Paris lá estava a pedante. Ainda bem que sentei bem longe dela. Alias sentei sozinha e só falei inglês com as "aeromoças".

Outra situação chata aconteceu no metro de Budapeste.
Resultado de imagem para budapest metro

Chego no destino final da estação de metro e dou com um desses caras que ficam ali pra pegar os turistas que não pagam metro. Ninguém paga metro, ônibus e trollyes, porque o povo daqui se tivesse que pagar não teria como então eles deixam um sistema aberto sem controle e ficam checando com esses caras. Mas eu tinha 3 bilhetes comprados na máquina automática no aeroporto. O problema é que ao introduzir na máquina o bilhete não picotou e eu não sabia desse detalhe achei que apenas imprimia o horário de validação. Ai o fiscal insistia que os bilhetes que eu tinha não eram de metro. Mas claro que eram. Não só pra o metro como para qualquer tipo de trasporte público.


Não paguei. Disse que não tinha 12.000 HUF. Depois de anotar dados do passaporte e muita insistir ele disse que me dava 10 min para comprar outro bilhete, validar e voltar para mostrar pra ele. Eu até procurei onde comprar e onde validar. Mas não voltei.

Passada a recepção nada amistosa. Quando voltei à cidade de novo com luz e calor vi as coisas com mais calma, achei as maquininhas e andei de metro tranquilamente sem ser importunada, com o bilhete validado. Não marca hora, mas ele vale por 60 min. Usei o mesmo sem ser checada algumas vezes. Mas por via das duvidas deixei um pra voltar ao aeroporto. Não queria ter problemas no trajeto e perder o voo.

Mas a pior decepção foi ao voltar e ver que o bilhete que comprei com Air France não acumula milhas. Custa avisar?

A Air France pode até servir um espumante qualquer na classe econômica, água Perrier e sorvete Haagen Dazs. Pra enganar os deslumbrados tá bom, mas de resto não é a melhor companhia. Se é que existe alguma nesses tempos de crise aérea.

Nenhum comentário: