Jónapot (iô nó pôt), Bom dia!
Quando colecionava selos os que mais me intrigavam eram os de Magyar Posta. Não havia internet para saber que raios era esse lugar. Achava que era na Romênia. Só mais tarde descobri que magyares são como os húngaros são chamados.
Köszönön szepen (Quê-cênem sé pén) Obrigada!
Podia ser pior em coreano é bem mais complicado.
Nunca me ocorreu ir para um lugar onde a estação de trem se chama pu, isso é só a abreviação. E praça chamam tere ou tér, rua utca ou út, ponte, rid,avenida körut,restaurante,étterem,café,kave, termas, fürdö. Sim, parece que tem muitas termas por lá.
Herança turca? A Hungria deve ter sido uma babel de etnias e idiomas.
Aita idioma sem noção, pra mim claro. E nem os anos abomináveis da Cortina de Ferro Russa, que os húngaros detestam, tanto quanto os coreanos detestam a opressão e domínio japonês, fizeram o idioma mudar. No mínimo tem muita gente que fala russo, que até dá pra aprender, assim como tem muito coreano que fala japonês que também dá pra aprender.
Mas o tempo passa, a grama cresce e vc. agora é budista. O que Budapeste tem a ver com Buda, alguém perguntou por ai? O nome Budapeste não tem nada a ver com o Buda do Budismo.
Buda, vem de Obuda, onde supostamente a cidade começou e dali se expandiu em torno do Danúbio, ambas as margens.
Buda fica do lado esquerdo do Rio Danúbio e Peste do lado direito. Buda fica em uma colina e Pest na planície. A parte mais moderna é Pest e a parte mais antiga é Buda. Buda mais parece que fica no campo e Peste é totalmente urbana e moderna.
Se for a Buda ou Pest espere até a primavera ou começo do verão. A cidade no inverno fica cinza e sem graça.
Ouvi muito "bom dia e obrigada", mas não me arisquei a abrir a boca. Pq. se respondo eles continuam a falar em húngaro e ai fico muda mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário