The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Adeus ao Belas Artes: O Discurso do Rei (Gago)


Resultado de imagem para belas artes spSim existiu um rei gago na Inglaterra. Muita gente não sabe e isso deve ter sido um argumento suficiente para convencer alguém a financiar o filme.

A coisa mais legal do Cine Belas Artes é a mesa comunitária no café. A gente senta ali e não tem como não interagir. Se ninguém falar com vc. pelo menos só ficar de butuca na conversa dos outros já rende alguma inspiração. E eu ficaria ali o dia todo. Fiquei um tempão até passar a chuva.


Tomava meu café e pensava porque há tantos idosos hoje no cine? Eis que uma senhora de pelo menos mais de 70 anos, a minha frente leu meus pensamentos e foi introduzindo a conversa:

-Veio ver o Discurso do Rei?
-Sim
-Eu vim ver se os personagens correspondem com os da época. A gente viveu na época do que acontece no filme.

Claro, ela viveu, com 70 anos ela acompanhou o momento em que o Rei Eduardo VIII foi obrigado a abdicar do trono se quisesse casar com a sua namorada americana. Imagino que muita gente acompanhou o caso como se acompanham hoje casos recentes.

E ela continuou.

-E o Cisne vc. viu? O que é aquilo? Filme de horror. Um balé no meio pra disfarçar ...
Ri. Afinal não foi só eu que achei o horror. Eu, Kurtz e muita gente.

Naquilo um apresentador de TV chegou e uma outra senhora me pediu para chamá-lo. Ele sentou-se ao lado, comeu um Prestigio e papeou com o casal de idosos. Quando perguntava se o Cine ia fechar mesmo, ele se intrometeu e disse que parecia que sim. Não tinha como tombar o prédio. O jeito seria pagar o valor do aluguel pedido pelo dono, mais de 150mil por mês ou comprar o prédio. Não espere que alguém mova-se para salvar um negócio privado que por azar fica num prédio alugado e por coincidência é um dos últimos cinemas de rua da cidade. Se o empresário não conseguiu pagar o aluguel e nem parceiros para ajudá-lo só nos resta mudar de endereço.

Havia um senhor argentino na mesa e ele reclamou que os filmes ingleses sempre apelam para Shakespeare e alguma coisa. Se fosse uma produção americana sobre a Inglaterra, seria chá e alguma coisa. O Discurso do Rei não fugiu a regra. Põe algumas citações no meio como tempero ou para agradar. E será que uma produção inglesa financiada pela Loteria Britânica precisa de Shakespeare para marcar sua britanidade? Bem, como tem muita gente que nunca ouviu falar em rei gago, tb. tem muita gente que nunca ouviu falar no dramaturgo inglês.
O Rei Gago se salvou. O Belas Artes ficará mudo.

Um comentário:

Cheledrum disse...

Adorei, parabens pelo texto. E também lamento pelo fechamento desta parte de São Paulo