The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 9 de janeiro de 2011

Zibaldoni: O Blog do Leopardi

O poeta italiano Giacomo Leopardi colecionou ao longo de sua vida vários cadernos de anotações. Um misto de diário, notas de ideias sobre as quais pretendia escrever ou usar em poemas e prosa. Muitos versos e explicações sobre eles. Ou observações e pensamentos que lhe vinham a mente.Traduções, que ele fez por muito tempo. Hoje poderia perfeitamente ser um blog,Il Zibaldoni di Pensieri. Nunca li nenhum dos volumes. Apenas olhei sem grande entusiasmo. Um volume pode ser lido em italiano para quem tiver curiosidade.

Leopardi foi um dos meus poetas preferidos quando estudava italiano, primeiro, Dante.
Mesmo depois de ter passado aquela fase melancólica em minha vida ficaram boas lembranças. Até visitei Recanati, a cidade natal do poeta e a casa onde ele se refugiou por boa parte da vida,um museu meio abandonada na época. Seus descendentes ainda habitavam o último andar do prédio e os exemplares do que restou da famosa biblioteca são objeto de estudos, mas a atual biblioteca fica em outro prédio. Da original pouco restou devido a um incêndio, isso é o que contam, mas a família passou por dificuldades financeiras e a biblioteca tinha reliquias da literatura como a primeira edição da Iliada em grego. Então se alguém encontrar uma primeira edição da Ilíada em grego por ai ou é falsificação ou papai Leopardi vendeu-a antes do suposto incêndio.

Sentei na colina onde o poeta teria escrito L´Infinito e tomei um dos melhores capuccinos da Itália. Também visitei a Igreja de San Vito, onde a família de Leopardi tinha lugar de honra pois eram os patronos da vila. O sacristão me mostrou a certidão de nascimento de Giacomo e contou algumas curiosidades.

Recanati fica próximo à Loreto, um importante centro de peregrinação cristão, devido as aparições da Virgem de Loreto, protetora dos aviadores e quem viaja de avião. Dizem que a casa onde viveram Jesus, Maria e José em Nazaré se deslocou voando e aterisou na Dalmácia. Três anos depois um novo voo e o pouso definitivo em Loreto na Itália. Em torno desta casa foi construída a Basilíca de Loreto. Em Loreto tinha um albergue da juventude por isso fiquei hospedada lá para ir então a Recanati.

Nenhum comentário: