The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Amor entre Dois "Homens" no Sertão e suas Veredas

O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão.
É interessante que O Sertão, em cuja narrativa fala do amor platônico entre "dois homens", não tenha sido um escândalo. Não o foi porque o desfecho ameniza tudo que veio antes. O desfecho causa um efeito de alívio e ao mesmo tempo de tristeza pois não poderia mais se consumar nenhum relacionamento entre os personagens. Justo quando todas as dúvidas e os impedimentos são desfeitos não há mais tempo. Se Riobaldo tivesse vencido seus limites teria obtido alguma felicidade? Não, por que ai seria outra história e Guimarães não quis dar esse rumo à trama. Quis ele que fosse uma tragédia Shakespiriana. Onde quem se priva do amor, por escrúpulos, pudores, preconceitos, não merece gozar dele.

Quem não se anima a ler o livro pode tentar ver os 4 dvds da mini série com Tarcísio Meira e Bruna Lombardi.
Não vi a mini série na TV. Mini séries são feitas para insones e deprimidos ver. Quando tive insônia não tinha TV, portanto lia um livro por semana. Com o DVD pode-se ver a mini série a luz do dia.

Tony Ramos de Riobaldo faz toda diferença.

Talvez a surpresa, o desfecho, fique comprometido, em vídeo, porque podemos ver quem é quem. Já no livro só se sabe no final. Por isso o livro é mais interessante.

Nenhum comentário: