The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Filme da Semana- Documentário Peões



Sei de pelo menos três documentários sobre Lula. Entreatos e Linha de Montagem. Entre outros que ainda virão pós governo. Uma boa referência para uma pesquisa pré ao que estou escrevendo. Escrevendo na imaginação, porque no papel só quando estiver pronto na cabeça.

Não importa muito se eu gosto ou não do Lula. Importa que para quem escreve tudo é interessante. Mesmo para os escritores que são pagos para escrever de acordo com quem lhes
paga, tudo é interessante.


Peões usa cenas de Linha de Montagem como ponto de partida para encontrar e entrevistar pessoas que aparecem no documentário de Renato Tapajós.

O diretor de Peões, Eduardo Coutinho, quis entrevistar algumas das pessoas que fizeram parte do movimento grevista de 1979-80 no ABC paulista. Movimento onde Lula surgiu e se destacou no cenário nacional. Mas não os famosos, como o próprio Lula e sim aqueles trabalhadores anônimos.

Eles falam da sua origem, como vieram parar no ABC, como se tornaram metalúrgicos, porque entraram no movimento grevista e como agiam naquela época.

Nenhum comentário: