The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cinemas dão Lugar a Lojas de Departamento

O CIC (Centro Integrado de Cultura), um complexo com sala de cinema, teatro, shows e escola de artes,artesanato. música, fotografia, e afins, está fechado desde 2009. Vi muitos filmes lá mas agora filmes só em Shoppings e teatro ficou pior ainda porque quase não há teatros em Floripa.

Em Sampa o lugar que vou para ver filmes é o Belas Artes. Outro em vias de fechar. Pena, não só pelo cinema que é um dos poucos que sobraram e também pelo ambiente e as pessoas que vão lá.

A gente apreende cultura não só nas experiências e nas coisas vistas, ouvidas, lidas e sentidas, mas também nas pessoas que transferem em seu modo de ser o que aprenderam ao longo da sua vida.

Vai sobrar o Cine SESC, o Reserva Cultural, talvez o Cine Olido e mais algum outro. Mas cinemas antigos como o Belas Artes talvez só se alguém comprar o imóvel e transformar o lugar em patrimônio histórico. Se isso não acontecer que pelo menos o Belas Artes apenas mude de endereço.

Afinal não precisamos de mais lojas de departamentos. Elas estão bem nos shoppings. Um cinema de rua pelo menos deve resistir para que não nos esqueçamos de andar na rua. Porque a vida não artificial acontece na rua.

Nenhum comentário: