The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 5 de dezembro de 2010

Menos é Mais

Resultado de imagem para minimalism
A última vez que fiz alguma reforma foi no apartamento em Floripa. Trocamos o carpete pelo piso de cerâmica. Eu mesma pintei as paredes. Me desfiz de muita coisa. Queria um espaço clean. Sem coisas entulhadas ou aparecendo. Sem móveis ocupando todos os espaços e sem quadros ocupado todas as paredes. As pessoas que vinham na minha casa achavam que eu estava me mudando. Faziam comentários de como o apartamento parecia vazio. É estranho para quem está acostumado a se relacionar com muita coisa dentro de casa. Os objetos acabam sendo como pessoas.

Hoje vivo em um lugar com muitas coisas entulhadas e como não é minha casa não posso mexer muito. Infelizmente as pessoas se agarram de tal maneira as coisas que mexer nelas pode deixá-las até doentes, principalmente pessoas de idade. Elas sentem-se perdidas, sem referência. Portanto os filhos devem entender que mexer na casa dos pais nem sempre é possível e deve ser feito com o concentimento deles.
Veja o que diz Leo Babauta do Blog Zen Habits sobre esse estilo que muitos chamam de Zen mas o termo mais correto é Minimalista (quanto menos melhor).

"Benefícios de uma casa minimalista

Menos estressante. Desordem é uma forma de distração visual, e tudo em nossa visão puxa a nossa atenção pelo menos um pouco. Quanto menos lixo, a menos estresse visual temos. Uma casa minimalista é calmante.

Mais atraente. Pense sobre as fotos de casas que estão desordenadas, e as fotos de casas minimalistas. Aqueles com quase nada neles, exceto alguns belos móveis, algumas obras de arte agradável, e uma decoração muito bonita. Você pode tornar sua casa mais atraente, tornando-o mais minimalista.

Mais fácil de limpar. É duro para limpar um monte de objetos, ou para varrer ou aspirar ao redor de um monte de móveis. Quanto mais coisas você tem, mais você tem que manter-las limpas, e mais complicado é limpar todo o material. Pense em como é fácil de limpar uma sala vazia em relação a uma com 50 objetos nela. Isso é um exemplo extremo, é claro. Não recomendo que você tenha um quarto vazio, mas é apenas para ilustrar a diferença.

Com o que uma casa minimalista se parece.

Isto varia, claro, dependendo do seu gosto e do grau de minimalista que você quer ter.
Eu sou um minimalista, mas não a qualquer extremo. Mas aqui estão algumas características de uma casa minimalista:

O mínimo mobiliário. Uma sala de estar, por exemplo, pode ter apenas um sofá, cadeiras,uma mesa de café, um estante de entretenimento minimalista (e não aquela enorme com um monte de prateleiras), uma televisão e um par de lâmpadas. Um quarto pode ter uma cama simples (ou mesmo apenas um colchão), um armário, e talvez uma prateleira de livros.

Limpar as superfícies. Em uma casa minimalista, superfícies planas são limpas, com exceção de um ou dois artigos de decoração Não há um monte de coisas amontoadas sobre elas como pilhas de livros ou papéis, cds, documentos, revistas ou outros itens.

Estilo da Decoração. Uma casa totalmente limpa de coisas seria um pouco chato. Então, ao invés de ter uma mesa de centro completamente livre de qualquer objeto, você pode ter um simples vaso com algumas flores, por exemplo. Ou uma mesa limpa pode ter apenas uma foto de família. Uma outra parede vazia pode ter um peça de arte de bom gosto (eu uso obra de arte do meu pai, porque ele é um grande artista).

Qualidade sobre a quantidade. Em vez de ter um monte de coisas em sua casa, um minimalista iria escolher apenas algumas coisas muito boas que ele ama e usa frequentemente. Um quadro muito bonito, por exemplo, é melhor do que 5 peças da mobília de mdf.

Fazer o processo as poucos um quarto de cada vez, depois a sala...
Começar pela mobília. O que é mais importante e vc realmente usa. Elimine os excessos.
Fique apenas com o essencial.
Use pisos claros. Exceto para os móveis, o piso deve estar livre sem nada mais sobre ele: caixas, coisa escoradas na parede.

Todas as superfícies planas devem estar limpas. Estantes, mesas de centro, armários, fios, livros, cds, tudo deve ficar dentro de gavetas no próprio móvel, fora da vista.
Paredes limpas. Devem ficar com pouca coisa pendurada. Um ou outro quadro de bom gosto. Peças simples. Nada de exótico.
Cores claras, branco, azul, verde, tons de bege são ideias para revestir as paredes. Nada de ornamentações como flores pois elas poluem o visual.
Depois de limpar visualmente um lugar de um tempo e veja se não há mais alguma coisa que pode ser retirada.
Como limpar áreas de desordem: Crie um sistema para não acumular coisas desnecessárias e lixo.
Organize seus documentos em pastas e arquivos.
Um lugar para tudo. Em uma casa minimalista é importante que cada coisa tenha um lugar e que vc. lembre onde colocou cada coisa. Pode colocar etiquetas nas gavetas para lembrar.
Depois de limpar um lugar sente-se e observe para acostumar-se ao lugar."

Nenhum comentário: