The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Algumas Técnicas de Acupuntura

Magnetoterapia é a aplicação de ímãs em regiões específicas do corpo. Atua através da influência dos campos magnéticos estáticos - Pólos Norte e Sul - sobre o corpo humano. Utiliza-se o pólo Norte para obter vaso constrição ou sedação e o Pólo Sul para vaso dilatação ou ativação.

Eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas para estímulo terapêutico dos pontos de acupuntura. Pode ser feita utilizando-se eletrodos ou caneta localizadora e estimuladora de pontos. Atua como complemento ou substituto da terapia com agulhas, com o objetivo de promover a circulação energética.

Moxaterapia consiste na aplicação de bastão aceso contendo a erva medicinal Artemísia em certos pontos de acupuntura. Promove produção de calor penetrante, visando a ativação e circulação da energia.

Aplicação Sistêmica é a inserção de agulhas na pele em pontos estratégicos do corpo. Tem como objetivo produzir a cura através de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre, os meridianos; o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias produzidas pelo próprio organismo - endorfinas, serotoninas, prostaglandinas e encefalinas.

Nenhum comentário: