The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Farmacia Caseira: Malva


Resultado de imagem para malvaUsar ervas com propriedades curativas sempre foi hábito em casa. Minhas avós usavam, todos que conheço da minha infância usam. Quando alguém fala que tem algum mal estar por aqui, provavelmente irá ouvir:"Pra tal coisa é bom tal coisa." Não é que as pessoas estudaram em uma escola ou testaram em algum laboratório. Elas testaram no dia a dia, por longos anos e constataram pelo uso o que funciona para determinado sintoma. Já existe uma lista de ervas medicinais cujas propriedades foram testadas e aprovadas pela ANVISA. Mas não são todas dentro de uma infinidade de possibilidades.

Aqui em casa já testamos pelo uso e pela conhecimento chamado empírico que a toda vez que temos alguma inflamação na garganta, dor de dente, ou após extrair ou fazer cirurgia em dentes, o gargarejo ou bocejo de chá morno de malva é o que funciona como anti-inflamatório natural. Existem outras ervas medicinais que também tem efeito anti-inflatório, caso a malva não possa ser encontrada. Se não temos em casa ou na casa de algum conhecido costumo comprar no empório, pois lá tem uma coleção de ervas e posso escolher outras de que preciso também. Por já estarem secas duram mais tempo.

Caso a malva não ocorra na sua região pode ser substituída por gengibre ou camomila.

Não precisa dizer que se o caso for mais grave ou for uma infecção avançada vc. não deve dispensar uma consulta ao médico. Já fiquei com placas na garganta por dois meses porque não queria usar antibiótico e sofri muito. O chá ajuda mas se imunidade está baixa precisa refazê-la e ai o chá entra como um complemento.

Nenhum comentário: