The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 28 de agosto de 2010

Epifania

Epifania era uma das figuras de linguagem prediletas de James Joyce. Epifania é uma sensação súbita de realização, de transformação, de descoberta, de compreensão de algo, uma inspiração, um acontecimento único,uma revelação, um insight.Tive varias epifanias ao longo de minha vida e ainda as tenho. Tive uma quando passei alguns dias sozinha num albergue. Tinha um quarto só pra mim e dias chuvosos. Li dois livros e imaginei uma série que talvez um dia a escreva. A última foi depois de uma trip pelo litoral do Uruguai e Buenos Aires. Algo mudou. Mas só percebi tempo depois.

Ainda sofro com situações não definidas, com um caminho que é sinalizado e depois interrompido porque alguém mudou de ideia, se arrependeu, mas depois passa. Deixo ir, pq. se ficar presa vou sofrer. Então não fico contando com o que é indefinido, incerto. Um relacionamento só começa quando se começa juntos. Quando um só quer ficar e o outro já está pensando em casar ou um espera pelo outro ou experimentará raiva e frustração.

Com o tempo aprendi a amar melhor. Sem a pressa do tesão, sem a confusão dos sentimentos. Um amor que sabe avaliar a situação. Esperar, se, as condições ainda não estiverem presentes. Mas ainda tenho muito a aprender e as oportunidades de aprendizado nem sempre estão presentes. Aproveito cada insight que aparece. Percebo melhor minha reação e me ajusto a situação.

Se há algum vício bom pra mim ele se chama epifania. Que venham mais e mais insights.

Nenhum comentário: