The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 28 de julho de 2010

Miss Wonka não é Chocolatra.

Tem gente que traz bebidas e perfumes na mala quando viaja. Por onde vou o que me chama a atenção não é comida exótica, nem os souvenires e sim os chocolates. Desde os ditos artesanais aos que vendem a embalagem de caseiro mas são puramente industrializados.
Os aeroportos são um bom ponto de partida, para quem só viaja no Brasil. Os importados: suíços, alemães, franceses, belgas já foram muito bons quando somente se podia ter acesso a eles no seu país de origem ou quanto muito na vila do país. Hoje estão cada vez mais "tudo igual". Esse "tudo igual" é o resultado da globalização. E o Free Shop talvez tenha sido um dos pioneiros nessa globalização.

Mesmo assim vou testando o "tudo igual" e já posso dizer do que provei Lindt e Doite, assim como sua imitadora brazuka Cacau Show não me agradaram. São chocos muito gordurosos e doces. Dá pra sentir o gosto de adoçante e para um chocolateiro usar adoçante deve ser um crime. Seja light ou diet. Não dá pro meu paladar. Outra coisa que sinto imediatamente é o gosto de leite em pó. Não sei se um crime menor,ainda assim é estranho.

O último que provei foi o Schogetten Praliné Noisettes, alemão. Ingredientes: açúcar, manteiga de cacau,leite desnatado em pó, avelãs, massa de cacau,soro de leite em pó,gordura de manteiga,sal, emulsificante lecitina de soja, aroma de baunilha. Não senti o gosto tão acentuado desses ingredientes e parece leve, apesar de não ser fino.

Ultimamente tenho preferido os chocos amargos. Os que contém 70% ou mais % de cacau. Ainda tem adoçante, mas é menos que os normais e são fininhos e secos. Quanto menos gordura e açúcar melhor.

O meu preferido e até agora imbatível é o Swiss Delice Supreme Noir Authentique. Mas quase todos da Swiss Supreme são deliciosos. Ele preenche os requisitos que me agradam:são fininhos e com pouca gordura.

Resultado de imagem para swiss delice
Continuarei minha pesquisa vagarosamente para não pesar no bolso e na balança.

Ainda não achei nenhum cupom premiado para conhecer a Fábrica de Chocolates, mas se achar passo adiante. Não sou chocólatra.

Nenhum comentário: